Lordelo
Avensat
Um indivíduo diagnosticado com diabetes tipo 1 foi dado como curado da doença depois de ter sido submetido a um novo tratamento à base de células-estaminais, avança o The New York Times.
Segundo o jornal norte-americano, Brian Shelton é o primeiro paciente curado da doença. Esta história terá dado um novo alento à comunidade científica, confiante de que este novo tratamento possa ser a cura para a diabetes tipo 1, muito menos frequente e que resulta, sobretudo, da destruição súbita e irreversível das células pancreáticas, geralmente por inflamação autoimune.
O tratamento é ideia do biólogo Doug Melton, que tem dois filhos com diabetes tipo 1, mais comum em adolescentes ou adultos jovens. A principal preocupação dos cientistas é, para já, a rejeição do tratamento. A transfusão de células-estaminais embrionárias implica que Brian Shelton necessite de tomar medicamentos supressores do sistema imunitário para garantir que o seu corpo não ataca as células.
Em comunicado, a farmacêutica Vertex, responsável pelo novo tratamento, revelou que irá realizar estudos com "células encapsuladas com potencial para serem usadas sem a necessidade de imunossupressão". Os resultados não deverão ser conhecidos antes de 2028.
IN:NM