Lordelo
Avensat
De certeza que já lhe aconteceu ficar com as mãos enrugadas. Em criança, quando passava muito tempo no mar, até em adulto, depois de um banho mais demorado, ou depois de lavar a loiça. Mas qual é a explicação? Porque ficamos com as mãos assim?
Segundo a edição espanhola da revista Men’s Health, durante muito tempo a teoria era de que se tratava de um processo de osmose. Estas rugas aconteciam uma vez que a água passava através de uma membrana semipermeável de concentração baixa, para uma de alta concentração.
Ou seja, a água movia-se na pele através da camada superior das células, o que levava ao inchaço e ao tal enrugar da pele. A revista refere que esta teoria não será a mais correta. Este processo não funciona nos casos em que as pessoas têm os nervos danificados.
O portal esclarece que o processo acontece depois de cinco minutos de exposição à água, no caso de ser doce. Com a salgada pode ser um pouco mais prolongado. Os dedos das mãos e dos pés acabam por ser as zonas onde estas rugas são visíveis.
Além do processo de osmose, o que pode explicar a situação é mesmo a natureza destas partes do corpo. Acaba por ser um processo natural do corpo para conseguirmos pegar em objetos molhados (e quando temos as mãos molhadas).
As rugas não deixam que a água se acumule e permitem que escorra naturalmente.
IN:NM