14 distritos em situação de risco

yourfault

Avensat
Amigos Avensat
Catorze distritos de Portugal continental estão hoje em alerta amarelo. Em cinco distritos há estradas cortadas

Isto devido às previsões de chuva forte e vento de rajada, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos em causa são todos os do Norte e Centro do país, tendo o instituto marcado com aviso amarelo Viana do castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto e Santarém devido à chuva forte que deverá cair até às 21h00 de hoje.

Além disso, também Aveiro, Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, não só por causa da chuva forte mas também pelo vento com rajadas.

O mau tempo e sobretudo a chuva provocaram o corte de várias estradas por inundação ou deslizamento de terras, deixando mesmo isoladas duas povoações.

Segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil, há cinco distritos mais afetados: Aveiro, Braga, Coimbra, Santarém e Viseu.

Em Santarém, os estragos são mais avultados já que uma povoação - Reguengo de Alviela - está isolada devido à submersão da Estrada Nacional 365 na Ponte do Alviela, a jusante do Pombalinho.

Nesse distrito, estão mais de uma dezenas de estradas submersas, vários campos agrícolas estão inundados, assim como uma praia fluvial, a Fonte dos Touros em Rossio ao Sul do Tejo e o Cais da marina de Valada.

Em Viseu, uma outra povoação está isolada - Valonguinho, no concelho de Resende -, estando uma estrada cortada devido às inundações.

Entre Aveiro, Braga e Coimbra estão ainda cortadas mais de 10 estradas e outras duas estão condicionadas.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, por vezes forte e persistente nas regiões Norte e Centro a partir da tarde e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a cota para os 1200/1400 metros no final do dia.

O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se gradualmente moderado a forte (30 a 45 km/h), podendo verificar-se rajadas de até 90 km/h.

O instituto espera ainda uma descida da temperatura nas regiões do Interior Norte e Centro, com as mínimas a chegarem aos 11 no Porto, 14 em Lisboa e 15 em Faro.








economico
 
Voltar
Topo