4G estará presente em mais 480 freguesias portuguesas

yourfault

Avensat
Amigos Avensat
4G_00_thumb.jpg



Saiba se a sua freguesia está na lista para ter cobertura 4G

Apesar das grandes operadoras informarem que já possuem cobertura 4G na ordem dos 80% no território nacional, a verdade é que existem muitos locais onde o sinal ainda não chega. Actualmente não se sabe quantos portugueses já usufruem deste tipo de tecnologia, mas sabe-se, segundo dados divulgados pela Anacom, que um terço da população portuguesa (~3,5 milhões de portugueses) usa largura de banda móvel.

Nos próximos meses o sinal 4G será expandido a mais 480 freguesias.

Tal como previsto no artigo 34.º do Regulamento do leilão para a atribuição de direitos de utilização de frequências (Regulamento n.º 560-A/2011, de 19 de Outubro) e na deliberação desta Autoridade de 9 de Novembro de 2012, está aprovado o documento que obriga as operadores nacionais a levarem o sinal 4G a cerca de 480 freguesias.

De referir que do leilão resultou a atribuição de todos os lotes disponíveis na referida faixa dos 800 MHz, nos seguintes termos:
Dois lotes de 2 x 5 MHz à Optimus – Comunicações, S.A.
Dois lotes de 2 x 5 MHz à TMN – Telecomunicações Móveis Nacionais, S.A.
Dois lotes de 2 x 5 MHz à Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais, S.A.

Tal distribuição obrigada a cada uma das operadoras a assegurar a cobertura de um conjunto de até 160 freguesias (correspondente ao resultado de 80 FREGUESIAS X 2 LOTES)

Agora, a ANACOM aprovou, por deliberação de 22 de Agosto de 2013, a decisão de concretização da componente geográfica das obrigações de cobertura na faixa de frequências dos 800 MHz, declarando a conformidade do processo de escolha das freguesias tendencialmente sem cobertura de banda larga móvel – ver aqui por parte da Vodafone Portugal, da TMN e da Optimus.

Na lista de distritos publicada, pode ver-se que Bragança é quem mais freguesias terá com cobertura 4G (117 freguesias), seguida da Guarda (com 100 freguesias). Leira como é já dos distritos com melhor cobertura 4G, apenas das suas freguesias fazem parte da lista. De referir que a Vodafone foi a primeira empresa a escolher as freguesias, seguida da TMN e as freguesias remanescentes ficam ao encargo da Optimus.


lista de distritos:
Código:
[url]http://www.anacom.pt/streaming/anexo_decisao22ago2013Obrigacoes_cobert_faixa800MHz.pdf?contentId=1171432&field=ATTACHED_FILE[/url]






pplware
 
Voltar
Topo