8x8x8 LED Cube DIY Kit

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador



Antes de começar

Aqui estão algumas notas importantes antes de começar:


É altamente recomendável ler a postagem até o final antes de começar a montar seu cubo;
Este guia também pode ser útil para cubos de LED de outras lojas. No entanto, elas podem ser um pouco diferentes, portanto não podemos garantir que as instruções funcionem, mas podem ser usadas como referência;
O seu kit de cubo da Banggood pode ser um pouco diferente. Portanto, sempre solucione problemas em cada etapa e analise cuidadosamente seu kit antes de começar;
Este kit requer muita solda, então você precisa saber como soldar;
Demoramos aproximadamente dois dias para fazer o cubo (total de 16 horas). Nós fizemos cada etapa com cuidado e registramos o processo, para que você possa concluir seu cubo em menos tempo. No entanto, isso realmente depende de suas habilidades e, se você está construindo com pressa ou não;
O kit não vem com instruções. Existem algumas instruções na página do produto, mas não as achamos muito úteis.
Alguns kits recentes de cubos de LED não são programados por padrão. Então, você precisará programar o cubo de LEDs sozinho.

Kit Parts
Seu kit deve vir com os seguintes componentes:




Código:
[COLOR=#ffffff][SIZE=3]550 LEDs
PCB
Plastic storage box with electronic components
Power cable[/SIZE][/COLOR]

attachment.php


1. Separe e solde os pinos do cabeçalho
O kit vem com dois conjuntos de 40 pinos de cabeçalho. Você precisa de 72 para o seu kit.

attachment.php


Com um cortador de fio, quebre o plástico dos pinos do cabeçalho e separe cada cabeçalho.

attachment.php


Cuidado para não dobrar os cabeçalhos! A figura a seguir mostra o que você deve ter depois de quebrar a peça de plástico.

attachment.php


Insira a extremidade pontiaguda dos pinos do cabeçalho em um furo circular branco na parte superior da placa de circuito impresso (a parte marcada com os eixos xey no canto), como mostra a figura abaixo.

attachment.php


Em seguida, solde todos os 72 pinos do cabeçalho.


Nota: na figura acima ainda não soldamos os pinos na coluna mais à direita, mas você deve soldar todos esses pinos.


Verifique se todos os pinos estão o mais na vertical possível, pois isso fará com que o cubo de LED pareça alinhado no final.

2. Solde os componentes inferiores da placa de circuito impresso
Solde os componentes inferiores da placa de circuito impresso:


10x soquetes DIP,
Resistores de 8x 510 Ohm
2x capacitores de cerâmica
1x cristal
1x matriz de resistores
Comece a soldar os menores componentes e, em seguida, solde os soquetes DIP. Ainda não conecte os chips. Você deve assentar os chips quando terminar de soldar todos os componentes da PCB.


Certifique-se de orientar os soquetes DIP corretamente seguindo a orientação de meio círculo.


attachment.php


A figura a seguir mostra como a parte inferior da placa de circuito impresso deve cuidar da soldagem dos componentes. Você pode usar a figura abaixo como referência para saber onde soldar cada componente.


Nota: novamente, não conecte nenhum dos chips ainda.

attachment.php


Certifique-se de soldar a matriz de resistores na orientação correta. Quando a placa de circuito impresso está na orientação a seguir, as letras da matriz do resistor devem estar voltadas para trás.

attachment.php


3. Solde os componentes principais da PCB
O próximo passo é soldar os componentes na parte superior. Aqui estão os componentes que você precisa para soldar na parte superior:


2x capacitores eletrolíticos - capacitores eletrolíticos têm polaridade, certifique-se de colocá-los na orientação correta
1x LED - os LEDs também têm polaridade
2x 4,7k Ohm
1x tomada de energia
1x switch
Comece soldando os componentes menores e depois os maiores. Preste atenção aos componentes que possuem polaridade. Você pode usar a figura a seguir como referência sobre onde colocar cada componente.

attachment.php


Depois de soldar todos os componentes, você pode colocar os chips nos soquetes. Tenha cuidado para não
quebrar nenhuma vantagem.

4. Teste o PCB
Depois de soldar todos os componentes no PCB, verifique se tudo correu bem


Coloque 8 LEDs na placa de circuito impresso, como mostrado na figura abaixo, com o ânodo e o cátodo, como mostrado. O cátodo deve ser colocado no fabricante dos cabeçalhos com "C1", "C2", "C3" etc.

attachment.php


Aplique 5 V ao seu circuito e pressione o interruptor. Os LEDs devem acender e exibir uma animação.


Nota importante: seu kit de cubo de LED exibirá apenas uma animação se for programada por padrão. Caso contrário, você provavelmente não verá efeitos.

attachment.php


Nota importante: não comece a soldar nenhuma grade de LED até garantir que seu circuito esteja funcionando corretamente.


Se seus LEDs não acenderem, verifique todas as suas conexões. Verifique se os chips estão bem colocados nos soquetes sem pinos quebrados. Além disso, certifique-se de orientar os LEDs corretamente.


Nota: se você estiver usando um kit bem diferente, troque o ânodo do LED pelo cátodo e verifique se ele funciona. Se funcionar, anote a orientação dos LEDs, pois você precisará saber isso para as próximas etapas.


5. Crie uma grade de papelão
Os pinos do cabeçalho na placa de circuito impresso estão espaçados 15 mm um do outro. Portanto, você deve fazer uma grade com espaçamento de 15 mm. Como os LEDs têm 3 mm de diâmetro, você deve fazer orifícios com 3 mm de diâmetro nas bordas, conforme mostrado na figura abaixo.




attachment.php


Você pode clicar aqui para baixar a grade na escala correta. Você só precisa imprimi-lo como está.


Nota: se o seu kit tiver um espaçamento diferente, sua grade terá dimensões diferentes.


Cole a folha com a grade em um pedaço de papelão e use-a como referência para marcar os furos no papelão. Você pode usar um objeto pontiagudo, uma chave de fenda ou qualquer coisa que tenha em mãos para fazer os furos.


Em seguida, verifique se o papelão está alinhado com os pinos do cabeçalho da PCB.

attachment.php


6. Dobre os LEDs
Oriente o LED como na figura abaixo. Com a derivação mais longa, o ânodo (+), à direita, e a derivação mais curta, o cátodo (-), à esquerda.

attachment.php


Usando um alicate de ponta fina, dobre a ponta mais longa para trás com um ângulo de 90º. Como mostrado na figura abaixo. Você deve fazer isso com todos os LEDs necessários.

attachment.php


Aviso: preste atenção enquanto dobra os LEDs, não dobra incorretamente ou acaba trocando o ânodo pelo cátodo ao montar as grades de LED.


Nota: Se na etapa 4, seus LEDs estiverem posicionados com o ânodo e o cátodo em uma orientação diferente (caso você tenha outro kit), você deve colocar o LED de modo que o cátodo esteja à direita e dobrar o cátodo.


7. Solde os ânodos dos LEDs
Insira os LEDs no papelão, como mostra a figura abaixo. O cátodo do LED (o fio mais curto) está apontando para cima e o ânodo do LED (o fio mais longo, dobrado) está apontando para a direita.

attachment.php


Solda os ânodos juntos. Então, você deve ter uma linha de LEDs soldados.


Aviso: ao soldar os LEDs, é muito importante fazê-lo rapidamente. Cada junta de solda não deve demorar mais de 1 ou 2 segundos; caso contrário, você pode fritar o LED.


attachment.php


Teste a linha de LEDs com seu multímetro. Coloque seu multímetro no modo de continuidade / teste de diodo.

attachment.php


Coloque a sonda vermelha no primeiro ânodo do LED e toque no catodo com a sonda preta. O LED tocado com a sonda preta deve acender.


Se um dos LEDs não acender, existem alguns cenários possíveis:


Há uma junta de solda com defeito;
você trocou acidentalmente os fios do LED;
O LED não funciona - deve ser substituído por um novo.
Repita o processo até preencher o papelão com oito linhas. Sempre teste cada linha individual ao soldar. Será muito difícil substituir os LEDs defeituosos após a conclusão do cubo.

attachment.php


8. Solde os cátodos dos LEDs
Depois de preencher o papelão com 8 linhas de LEDs, você precisará soldar os catodos dos LEDs juntos. Para esta etapa, recomendamos obter algo com aproximadamente 5 mm de altura para ajudá-lo a dobrar os LEDs. Nós usamos uma chave de fenda.


Coloque a chave de fenda entre as linhas do LED, como mostra a figura abaixo.

attachment.php





Em seguida, dobre os catodos de LED para a direita - dê uma olhada na figura a seguir.

attachment.php


Em seguida, solde os cátodos juntos.

attachment.php


Aviso: preste atenção porque o ânodo e as linhas do cátodo não devem se tocar.


Em seguida, com o multímetro no modo de continuidade / diodo, teste se todos os LEDs estão funcionando corretamente.


Repita esse processo até ter todos os cátodos soldados um ao outro. No final, você deve ter uma grade de LEDs, como mostrado na figura abaixo.

attachment.php


Desconecte a grade de LED do papelão.


9. Repita 8 vezes
Repita as etapas 7 e 8 oito vezes até ter 8 grades de LED. É muita solda - para você ter uma ideia, levamos aproximadamente 45 minutos para soldar cada grade.



attachment.php


10. Insira as grades de LED na PCB
Depois de ter todas as suas grades de LED prontas, o próximo passo é inserir as grades nos pinos do cabeçalho da placa de circuito impresso. Você deve conectar os ânodos (+) dos LEDs aos pinos do cabeçalho.

attachment.php


Aviso: não conecte LEDs aos pinos do cabeçalho marcados com um "C" - esses pinos são necessários para conectar os cátodos.


Não solde as outras grades agora.


11. Conecte os cátodos ao PCB
Você precisa conectar o cátodo de cada linha aos pinos de cabeçalho “C1”, “C2”, “C3” etc. Para isso, é necessário cortar o fio isolante que acompanha o kit em várias peças com o comprimento certo.


Em seguida, conecte o cátodo da primeira linha ao pino do cabeçalho “C1”. Conecte o cátodo da segunda linha ao pino do cabeçalho “C2” e assim por diante, até ter todas as linhas conectadas aos pinos do cabeçalho. Dê uma olhada na figura a seguir para ver o que você deve obter.


Observação importante: soldamos as grades na orientação errada. Nas etapas 11 a 14, os seus catodos de LED devem estar voltados para o lado oposto mostrado nas imagens. Todas as imagens nas etapas anteriores estão corretas.


attachment.php



Por exemplo, nesta imagem, as pontas dos LEDs estão do lado esquerdo, mas as suas devem estar voltadas para o lado direito, quando o cubo estiver nessa orientação.


12. Teste a grade de LEDs
Depois de soldar todos os cátodos, teste sua grade de LEDs. Para isso, aplique energia ao seu cubo e pressione o botão.


Sua grade de LED deve fazer uma animação. Verifique se todos os LEDs estão funcionando corretamente. Caso contrário, verifique cuidadosamente todas as conexões.


Nota: seu kit de cubo de LED exibirá apenas uma animação se for programada por padrão. Caso contrário, você provavelmente não verá efeitos.



Observação importante: soldamos as grades na orientação errada. Nas etapas 11 a 14, os seus catodos de LED devem estar voltados para o lado oposto mostrado nas imagens. Todas as imagens nas etapas anteriores estão corretas.

attachment.php


13. Conecte as grades de LEDs juntas
Depois que a primeira grade for colocada corretamente na PCB, insira a segunda grade de LEDs na PCB. Em seguida, solde os cabos catódicos livres com os cabos catódicos da grade anterior, conforme mostrado na figura a seguir. Os catodos dos LEDs devem estar no lado esquerdo do cubo.


Observação importante: soldamos as grades na orientação errada. Nas etapas 11 a 14, os seus catodos de LED devem estar voltados para o lado oposto mostrado nas imagens. Todas as imagens nas etapas anteriores estão corretas.

attachment.php


Repita esse processo até ter todas as suas grades de LED no lugar. A próxima figura mostra como todas as grades de LED se parecem quando soldadas.


Observação importante: soldamos as grades na orientação errada. Nas etapas 11 a 14, os seus catodos de LED devem estar voltados para o lado oposto mostrado nas imagens. Todas as imagens nas etapas anteriores estão corretas.


attachment.php


14. Terminado!
Parabéns! Seu cubo de LED 8x8x8 está concluído. Veja como é:

attachment.php


Demonstração
Aplique energia ao seu cubo, pressione o botão liga / desliga, apague as luzes e aproveite as incríveis animações. Aqui está uma imagem gif com algumas das animações.


attachment.php
 

Anexos

  • kit-parts.jpg
    kit-parts.jpg
    111.3 KB · Visualizações: 11
  • header-pins.jpg
    header-pins.jpg
    69.5 KB · Visualizações: 5
  • break-header-pins.jpg
    break-header-pins.jpg
    44.1 KB · Visualizações: 11
  • header-pins-separated.jpg
    header-pins-separated.jpg
    30.2 KB · Visualizações: 11
  • PCB-with-header-pins.jpg
    PCB-with-header-pins.jpg
    132 KB · Visualizações: 11
  • dip-socket-alignment-with-text.jpg
    dip-socket-alignment-with-text.jpg
    128.4 KB · Visualizações: 11
  • PCB-bottom-completed.jpg
    PCB-bottom-completed.jpg
    149.2 KB · Visualizações: 11
  • resistor-array.jpg
    resistor-array.jpg
    74.6 KB · Visualizações: 11
  • PCB-top-completed.jpg
    PCB-top-completed.jpg
    146.2 KB · Visualizações: 11
  • testing-the-pcb.jpg
    testing-the-pcb.jpg
    119 KB · Visualizações: 11
  • LEDs-animation.jpg
    LEDs-animation.jpg
    79.8 KB · Visualizações: 11
  • Cube-grid-Copy-for-post-f.png
    Cube-grid-Copy-for-post-f.png
    15.1 KB · Visualizações: 11
  • cardboard.jpg
    cardboard.jpg
    85.4 KB · Visualizações: 11
  • LED-orientation.jpg
    LED-orientation.jpg
    51.4 KB · Visualizações: 12
  • bend-the-anode.jpg
    bend-the-anode.jpg
    44.5 KB · Visualizações: 12
  • LED-row.jpg
    LED-row.jpg
    62.7 KB · Visualizações: 12
  • soldering-LEDs.jpg
    soldering-LEDs.jpg
    63.7 KB · Visualizações: 12
  • multimeter.jpg
    multimeter.jpg
    102.7 KB · Visualizações: 12
  • LED-rows.jpg
    LED-rows.jpg
    89.9 KB · Visualizações: 12
  • screwdriver.jpg
    screwdriver.jpg
    95.6 KB · Visualizações: 12
  • bend-cathode.jpg
    bend-cathode.jpg
    100.8 KB · Visualizações: 12
  • soldering-the-cathodes-together.jpg
    soldering-the-cathodes-together.jpg
    112.5 KB · Visualizações: 12
  • LED-sheet.jpg
    LED-sheet.jpg
    94 KB · Visualizações: 12
  • 8-sheets.jpg
    8-sheets.jpg
    99.1 KB · Visualizações: 12
  • insert-led-sheet-in-pcb.jpg
    insert-led-sheet-in-pcb.jpg
    96.3 KB · Visualizações: 8
  • connect-cathodes.jpg
    connect-cathodes.jpg
    76.5 KB · Visualizações: 7
  • testing-the-sheets.jpg
    testing-the-sheets.jpg
    160.4 KB · Visualizações: 7
  • solder-cathodes.jpg
    solder-cathodes.jpg
    94.6 KB · Visualizações: 7
  • LED-cube-cathodes-connected-together.jpg
    LED-cube-cathodes-connected-together.jpg
    180.5 KB · Visualizações: 7
  • LED-cube-completed.jpg
    LED-cube-completed.jpg
    84.9 KB · Visualizações: 7
  • led-cube-demo.gif
    led-cube-demo.gif
    1.2 MB · Visualizações: 7
Última edição:
Voltar
Topo