A braços com intempérie, sismo de magnitude 6,1 assola Nova Zelândia

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
Um sismo de magnitude 6,1 na escala de Ritcher assolou, esta quarta-feira, a Nova Zelândia, num momento em que a região foi afetada passagem do ciclone tropical Gabrielle, na Ilha Norte, que deixou pelo menos quatro mortos e mais de 10.500 pessoas desalojadas.


O epicentro ocorreu a 50 quilómetros de Paraparaumu, segundo o Geonet.

O mesmo meio adianta que o desastre natural aconteceu pelas 19h38, hora local.

De acordo com a National Emergency Management Agency, não há risco de tsunami.

De momento, não há registo de danos.

Este sismo acontece depois de um outro, de magnitude 4,4 na escala de Ritcher, ter 'abanado' Gisborne, na segunda-feira, num momento marcado pela passagem do ciclone tropical Gabrielle.

Gabrielle deixou um rasto de destruição na infraestrutura da Ilha do Norte, a mais populosa do país, e privou 225 mil pessoas de energia elétrica, além de causar danos a estradas e telecomunicações.

A M6.1 earthquake caused a long and strong shake felt widely across the North Island and Marlborough region. We received over 61k felt reports.

No tsunami is expected.

Remember, drop, cover hold in the event of aftershocks.

It’s a difficult time for the N. Island. Kia kaha

— GeoNet (@geonet)


O ciclone tropical provocou rajadas de vento de até 140 quilómetros por hora, um nível de precipitação de cerca de 20 centímetros em 24 horas e ondas de onze metros.

Gabrielle, que mudou repentinamente de curso no fim de semana, afastando-se do remoto arquipélago australiano de Norfolk, continua a mover-se para sul, longe da costa da Nova Zelândia, embora o país ainda não esteja "fora de perigo", enfatizou o ministro de Gestão de Emergências, Kieran McAnulty, esta quarta-feira.

Esta foi apenas a terceira vez que a Nova Zelândia declara o estado de emergência, a seguir aos atentados de Christchurch em 2019 e à pandemia de covid-19 em 2020.

A 6.1 magnitude earthquake has hit New Zealand, near Wellington. Tremors were felt on both the North and South Islands. It comes days after a National State of Emergency was declared after Cyclone Gabrielle.

— The Project (@theprojecttv)


[Notícia atualizada às 07h52]

Leia Também:

 
Voltar
Topo