Lordelo
Avensat
Já deve ter reparado que o muco nasal nem sempre é igual. A tonalidade que apresenta pode ser sinal de alguma doença. O melhor é estar atento e perceber quando é que deve marcar uma consulta com um especialista.
A edição da Reader's Digest do Canadá falou com o médico otorrinolaringologista Alfred Iloreta para perceber melhor que doenças podem estar relacionadas com o tipo de cor do muco nasal.
Cinza ou preto
O médico Alfred Iloreta revela que pode ser uma infeção grave, especialmente em pessoas com o sistema imunitário mais comprometido. Pode acontecer se fumar regularmente, mas também se inalar partículas de fumo num incêndio, por exemplo.
Amarelo ou verde
"A cor verde vem de uma sobrecarga de glóbulos brancos que combatem uma infeção", explica o médico. Nestes casos, pode ser algo como uma pneumonia, sinusite ou até uma infeção na garganta.
Rosa ou vermelho
Pode significar que estava, ou ainda está, a sangrar. É provável que o tecido nasal se tenha rompido por algum impacto ou irritação. Se for algo constante, deve ser visto por um especialista.
Muito claro
Se for algo nem muito líquido, nem muito grosso, então é normal. Pode ser alguma alergia que possa estar a sentir ou inalou alguma poeira.
Branco, mas muito espesso
É sinal que pode estar a começar a ficar doente. "O sistema imunitário produz mais glóbulos brancos para combater a infeção que chega, o que faz com que o muco engrosse e fique branco", revela o médico.
IN:NM