A doença que deixou o Papa 'preso' a uma cadeira de rodas

Lordelo

Avensat
naom_62a98d08172b6.jpg

Francisco, de 85 anos, tem cancelado ou encurtado algumas das atividades programadas. O Papa queixa-se de fortes dores no joelho que limitam a sua capacidade de andar e o impedem de ficar de pé por longos períodos. Também tem dor ciática. E tudo se resume a uma palavra: osteoartrite.






Mais conhecida como artrose, trata-se de uma de várias doenças reumáticas e é, de longe, a mais comum. É uma patologia de natureza degenerativa que provoca um desgaste da cartilagem, a superfície que reveste as articulações, limitando os movimentos e provocando uma incapacidade progressiva.


A doença atinge, sobretudo, os joelhos, mãos, pés e coluna. Dor, rigidez, limitação dos movimentos e, em fases mais avançadas, as deformações são as principais sintomas da doença.


Os desportistas e obesos terão tendência para desenvolverem a doença mais precocemente. No caso do Papa Francisco, a doença foi associada pelos médicos a anos de postura errada.


A boa notícia é que há tratamento. Os sintomas podem atenuar-se com analgésicos e anti-inflamatórios. Em casos mais avançados pode ser necessário fazer fisioterapia, tratamentos localizados nas articulações, como infiltrações, ou recorrer à cirurgia para colocação de próteses .

IN:NM
 
Voltar
Topo