A fruta docinha e popular em Portugal que ajuda a baixar o colesterol

Lordelo

Avensat
naom_635fa0d78b18d.jpg


Por serem ricas em fibras solúveis, as uvas podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (lipoproteínas de densidade baixa ou 'mau colesterol'), associado ao aumento do risco de aterosclerose, uma doença das artérias. Quem o diz é o nutricionista TJ Waterfall, da Eat Holy, em declarações ao jornal Daily Express.






Esta afirmação é corroborada por diversos estudos, entre eles um artigo publicado, em 2021, na revista Nutrients, que analisou o efeito do pó de uva nos níveis de colesterol. Durante quatro semanas, os investigadores deram 46 gramas a adultos saudáveis todos os dias.


Concluiu-se assim que "o consumo de uva em pó diminuiu significativamente o colesterol total em 6,1% e o colesterol HDL em 7,6%". Verificou-se também "uma tendência de diminuição do colesterol LDL em 5,9% e do ácido biliar total em 40,9%".


Outro estudo, publicado na revista Food and Function, em 2015, concluiu que as uvas pretas são mais eficazes na redução do colesterol em comparação às uvas brancas. "Pode ser uma excelente escolha de fruta não só para prevenir perturbações metabólicas relacionadas com o stress oxidativo, mas também doenças cardiovasculares relacionadas com o colesterol, sobretudo em seres humanos adultos que sofrem de hiperlipidemia [excesso de gordura no sangue]".





Recorde-se que o colesterol é uma gordura que o nosso organismo produz e que circula no sangue. No entanto, quando está em excesso é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.


Existem dois tipos: o HDL (o 'bom') e o LDL. O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.


Ainda assim, é possível tratar e controlar o colesterol, através de uma dieta alimentar saudável e equilibrada, prática de exercício físico regular e da toma de fármacos específicos.

IN:NM
 
Voltar
Topo