A maioria das pessoas não conhece estes sintomas de sonambulismo

Lordelo

Avensat
naom_62601c912eab0.jpg

É daquelas pessoas que julga que caminhar enquanto se dorme é sinónimo de sonambulismo? Desengane-se. É também comum pensar-se que é perigoso acordar um sonâmbulo ou que o individuo em questão não irá magoar-se durante o episódio, o que não corresponde, de todo, à verdade.






O sonambulismo é uma doença do sono que ocorre, frequentemente, uma hora após o início do sono e não se repete na mesma noite. O sonâmbulo caminha de um modo ordenado, mas inconsciente, e raramente se lembra do sucedido. Na maioria dos casos, os episódios não duram mais de 10 minutos.


Geralmente, o sonambulismo não necessita de tratamento. Contudo, devem ser adotadas algumas medidas de segurança. Deve-se, por exemplo, afastar objetos elétricos e móveis, bem como bloquear o acesso a escadas.


Em entrevista à revista People, a atriz Jennifer Aniston, que começou na série 'Friends"' e fez carreira como rainha das comédias, revelou recentemente que, durante anos, lidou com episódios de sonambulismo. "Começou por volta dos meus 30 anos ou até mais cedo. Quando somos jovens não nos apercebemos dos efeitos da falta de sono, porque julgamos que somos invencíveis. O sonambulismo começou por ser algo que simplesmente aceitei", começou por contar.


"Cheguei a ser acordada por alarmes que eu própria acionei. A privação de sono era muita", diz, lembrando que demorou muito tempo a procurar ajuda.


Mas, afinal, quais os sintomas de sonambulismo? Um a um, ei-los:


  • Sentar-se e olhar como se estivessem acordados;
  • Levantar-se e caminhar ou desenvolver atividades mais complexas, como deslocar móveis, ir à casa de banho, vestir-se ou despir-se;
  • Comportamento confuso ou desorientado ao acordar;
  • Olhar vazio;
  • Abrir os olhos durante o sono;
  • Ausência de memória do que aconteceu ao acordar;
  • Comportamento agressivo quando é interrompido por terceiros ou falar durante o sono com um discurso incoerente.
IN:NM
 
Voltar
Topo