"A orientação sexual só fica definida por volta dos 16 ou 17 anos"

kokas

Avensat
Membro Avensat
ng4435021.JPG


Daniel Sampaio dirige um serviço com 50 médicos, numas instalações que nunca foram renovadas desde a construção do gigantesco hospital. Aos 68 anos, sempre atento ao que dizem os mais novos.

Há duas tardes por semana no quotidiano deste psiquiatra que são sagradas: uma para estar com os netos, outra reservada, pessoal, só para ele. Neste início de tarde de quinta-feira, abre uma exceção e adia por uma hora o início desse tempo de privacidade. O tema interessa-o, mesmo que logo ao telefone tenha dado uma resposta seca: não, uma criança de 10 anos não tem sexualidade definida. Durante a conversa estará sempre focado e certeiro nas respostas, que vêm sem considerações inúteis nem devaneios. Ele sabe do que está a falar, estes são em grande medida os temas que escolheu para desenvolver numa profissão que extravasou do consultório para o espaço público porque, como repete com frequência, "é importante dizer que". Não fica pelas respostas diretas, acrescenta sempre: se uma criança de 10 anos se afirma homossexual é porque está desconfortável no seu corpo, se o escreve no Facebook é porque não tem com quem falar; se um jovem bebe descontroladamente é porque a ansiedade de estar na rua e de se aproximar da sexualidade pede um tranquilizante.

De repente, a sala do diretor do Serviço de Psiquiatria onde a entrevista decorre é sobressaltada por um miado nítido. O fotógrafo e eu olhamos em volta surpreendidos, instintivamente à procura do animal. Daniel Sampaio leva a mão ao bolso e cala o toque do telemóvel. Gosta muito de gatos, e isso até consta da biografia resumidíssima que tem no site pessoal. Também lá está que é do Sporting, como aliás é público e notório, pois tal como em tudo na vida ele não se limita a ser espectador, envolve-se ativamente. Diz quem sabe que esta serenidade que o caracteriza na vida profissional e pública desaparece quando vê futebol.

A pouco mais de um ano de terminar a vida académica - dará a última lição em outubro de 2016 - Daniel Sampaio é diretor do Serviço de Psiquiatria no hospital universitário de Santa Maria, em Lisboa, onde está desde que entrou para Medicina.




dn
 
Voltar
Topo