Lordelo
Avensat
Vamos começar por colocar à prova os seus conhecimentos sobre cinema. Lembra-se do icónico filme dos anos 90 "O Meu Primeiro Beijo" ("My Girl", no título original) em que Anna Chlumsky e Macaulay Culkin - Vada, a filha do dono de uma agência funerária e obcecada pela morte, e Thomas J., um rapaz alérgico a tudo -, nos emocionaram com a história do seu primeiro beijo e das suas aventuras no verão de 1972? O final é algo agridoce e nada romântico, mas a verdade é que a história engendrada por Howard Zieff traz justamente a resposta que tanto procura.
Sim, a picada de uma abelha pode mesmo desencadear uma reação alérgica generalizada que é potencialmente fatal - como aconteceu a Thomas. Conforme explica um artigo do portal Nova Mulher, a anafilaxia pode causar:
Comichão e erupções cutânea por toda a pele;
Alterações da pele para tons ou muito vermelhos ou pálidos;
Inchaço da garganta ou língua;
Problemas respiratórios;
Dor abdominal;
Náuseas ou vômito;
Tonturas;
Aumento das pulsações;
Perda de consciência.
Trata-se, por isso, de uma situação de emergência que requer tratamento imediato. Eis o que, segundo a CUF, deve fazer em caso de picada:
1- Remova o ferrão da abelha ou parte do inseto que possa ainda estar cravado na pele;
2- Lave o local da picada abundantemente com água fria;
3- Se sentir dor, tome um analgésico, como o paracetamol ou o ibuprofeno. Siga sempre as indicações do folheto e tome a dose recomendada;
4- Se tem comichão, aplique gelo ou uma pomada. Outra opção passa por tomar um anti-histamínico;
5- Para reduzir o edema, aplique gelo na lesão.
IN:NM