Acha mesmo que sabe medir a febre? Olhe que não (aprenda!)

Lordelo

Avensat
naom_63032b27d9795.jpg


Em algum momento da vida já teve febre, mas sabe realmente medi-la? Talvez não...






A organização de defesa do consumidor DECO Proteste diz-lhe onde medir a febre:


1- Axila


"Basta colocar o termómetro em contacto com a axila e manter o braço firmemente apertado junto ao tórax durante alguns minutos. Também pode ser aplicado em bebés até aos três meses, desde que segure o bebé ao colo e mantenha o termómetro na axila. Pressione o braço contra o corpo enquanto faz a medição."


2- Boca


"Coloca-se o termómetro por baixo da língua, com a boca fechada. Aguarda-se três minutos, no caso dos termómetros analógicos, ou até se ouvir o sinal de fim de leitura, nos digitais. Atualmente, também existem chupetas digitais para o efeito. Evite bebidas quentes ou frias 30 minutos antes da medição. As crianças até aos quatro ou cinco anos terão dificuldade em manter a boca fechada tempo suficiente para a medição. Por isso, este método não é recomendado até esta idade."


3- Ouvido (tímpano)


"Requer um termómetro próprio. A ponta deste deve ser introduzida no canal auditivo, em direção ao tímpano. A temperatura é mais elevada do que a medida na axila, mas está sujeita a grandes variações, inclusive entre os dois ouvidos. Convém fazer a medição sempre no mesmo ouvido e repeti-la. Pode ainda ser menos fiável em caso de excesso de cera ou otite. Não é aconselhável para crianças com menos de três anos, que podem ter um canal auditivo demasiado estreito."





4- Reto


"É a medição mais precisa e indicada para os bebés. A técnica consiste em introduzir a ponta prateada do termómetro no ânus, sem forçar, durante dois minutos ou até ouvir um sinal sonoro. A tarefa será mais fácil se, antes, lubrificar a ponta do termómetro, por exemplo, com vaselina."


5- Testa


"Apenas possível com termómetros por infravermelhos. Apesar de fácil de medir – basta aproximar ou encostar o termómetro, conforme as indicações –, esta temperatura está entre as menos fiáveis. Em geral, considera-se febre a partir de 38ºC, mas não há consenso sobre o valor."


Quando é que se considera que um adulto tem febre?


"Qualquer medição acima de 38º C corresponde a febre", refere o SNS24. "Considera-se febre uma temperatura axilar ou oral superior a 37,5º C ou timpânica superior a 37,7º C. No entanto, o organismo das pessoas idosas pode não ter capacidade de elevar tanto a temperatura corporal."


E numa criança?


  • Temperatura retal ≥ 38ºC
  • Temperatura axilar ≥ 37,6ºC
  • Temperatura timpânica ≥ 37,8ºC
  • Temperatura oral ≥ 37,6ºC
IN:NM
 
Voltar
Topo