Acorda a meio da noite e não consegue voltar a dormir? Eis o que fazer

Lordelo

Avensat
naom_63d3014cb25da.jpg


Acordar a meio da noite para ir à casa de banho pode ser algo recorrente. Na maioria dos casos, consegue voltar a dormir. Mas, por vezes, adormecer é complicado e pode demorar vários minutos, ou até horas.






Em situações em que tenha uma insónia, qualquer que seja o motivo, existem alguns passos que pode colocar em prática para a minimizar.


A revista Self falou com a especialista do sono Fiona Barwick para perceber como pode voltar a dormir como se nada tivesse acontecido.




Reconheça que está a exagerar


"Estar em um estado mais ansioso e agravado vai anular o impulso do sono", explica Fiona Barwick. Nada de pensar que nunca mais irá conseguir adormecer. Reconheça o que aconteceu e volte a tentar adormecer, mas sem pensar no pior da situação.


Faça algo relaxante


Nada de pegar no telemóvel ou ir para a televisão. Isso é o pior que pode fazer nestes casos. Ler, tricotar ou escrever num diário são algumas das sugestões da especialista.


Não pense demasiado


"É normal preocupar-se com o facto de o dia seguinte ser terrível, mas lembre-se de que pode ser a parte emocional e reativa do cérebro a falar, não a parte racional." Fiona Barwick. vai ainda mais longe. "Atingir um estado de relaxamento profundo permite que o corpo recupere de uma maneira que ficar acordado e stressado não faz."

IN:NM
 
Voltar
Topo