"Acordo nuclear com Irão torna o mundo mais seguro"

genios

Avensat
Potências mundiais e Irão chegaram a acordo sobre nuclear. Sanções serão suspensas.


O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou esta noite que o acordo alcançado em Genebra sobre o programa nuclear iraniano é um "grande acordo" que "torna o mundo mais seguro".

Obama confirmou que o acordo alcançado entre o Irão e os Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha vai congelar nos próximos seis meses o programa nuclear de Teerão com o objetivo de este servir "total e exclusivamente objetivos pacíficos".

As grandes potências mundiais chegaram esta noite a acordo com o Irão, que se comprometeu a não enriquecer urânio acima de 5% durante seis meses em troca do alívio de sanções. Em comunicado após o anúncio do acordo entre o Irão e as seis potências mundiais (membros do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha), em Genebra, a Casa Branca indicou que o Irão também se comprometeu a desmantelar "os conetores técnicos" que permitem tal enriquecimento.

Com este compromisso, as potências garantem o alívio das sanções contra o Irão, avaliadas em sete mil milhões de dólares, mas se o país não cumprir por completo o acordo as sanções voltarão a entrar em vigor.

No âmbito do acordo alcançado, o Governo iraniano comprometeu-se a parar o enriquecimento de urânio até 20% e só poderá fazê-lo abaixo de 5%, apenas o suficiente para o seu uso civil, a não expandir as centrais nucleares de Fordo e Natanz e a parar a construção da central de Arak, onde se poderia produzir plutónio.


[size=6pt]fonte:sapo[/size]
 
Voltar
Topo