Lordelo
Avensat
As máscaras deixaram de ser obrigatórias, esta sexta-feira, dia 22 de abril, em espaços interiores, com a exceção de hospitais, lares e transportes públicos. Contudo, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras pode provocar uma outra dor de cabeça: síndrome de rosto vazio. O medo de contágio e insegurança estão entre os sintomas mais frequentes desta condição.
Para Ovidio Peñalver, psicólogo e psicoterapeuta, "este é um medo irracional". "As pessoas protegeram-se atrás da máscara e taparam os seus complexos", explica ao jornal espanhol El Independiente.
O especialista diz que o fim do uso da máscara pode vir a ser especialmente penoso para os mais novos por 'medo' de mostrar o rosto. Peñalver entende que as alterações hormonais, acne ou o uso de aparelhos dentários costumam estar na origem desta fobia. "Tudo isto está relacionado com o amor próprio e a autoestima", resume.
Os psicólogos contatados pelo jornal recomendam a interrupção gradual do uso da máscara e a introdução de exercícios de relaxamento.
IN:NM