Alerta, pais. Sintomas que se podem confundir com outras doenças

Lordelo

Avensat
naom_639e2d51af29f.jpg


A escarlatina é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Streptococcus pyogenes "que se apresenta na forma de erupção cutânea (manchas na pele) muito característica, com tom vermelho, causada pela libertação de toxinas bacterianas", resume a rede de saúde CUF.






Esta bactéria, explica, "é a causa mais comum de amigdalite aguda bacteriana nas crianças e adolescentes". O pico desta infeção ocorre durante o inverno e a primavera, e predomina na faixa etária dos cinco aos 15 anos.





Mas, afinal, a que sintomas devem os pais estar atentos? "A doença caracteriza-se por febre alta e dor de garganta, seguida de erupção cutânea em 24-48 horas." Esta caracteriza-se por manchas vermelhas na pele, com início tipicamente na cabeça/ face e ao nível do tronco, podendo estender-se até aos membros superiores, a pele tipicamente é áspera ao toque e pode aparecer descamação da pele cinco a seis dias depois do início do quadro.


Pode ser ainda verificado o aparecimento de língua com aspeto de uma framboesa ou de um morango, dificuldade alimentar e/ou vómitos alimentares, pela inflamação da garganta, gânglios linfáticos aumentados e dolorosos ao nível do pescoço e dor abdominal.

IN:NM
 
Voltar
Topo