Amazon quer usar 'drones' para transportar encomendas

florindo

Avensat
ng1430610_435x200.jpg


Amazon quer usar 'drones' para transportar encomendas

A Amazon, a maior empresa de comércio online do mundo, está a testar uma forma inédita de entregar as suas encomendas: através de 'drones', veículos aéreos não tripulados, que deverão conseguir fazer chegar o produto às mãos do cliente em apenas meia hora.
De acordo com o presidente executivo da empresa, Jeff Bezos, que apresentou ontem os protótipos dos veículos no programa '60 Minutos', da CBS, os Octocopters, como foram baptizados, terão capacidade para carregar encomendas até 2.3 quilos - o que cobre 86% das encomendas comercializadas pela Amazon - e o raio de distância entre o ponto de partida e de entrega do drone não pode passar dos 16 quilómetros, o que também não é particularmente preocupante, dado que cobre a grande maioria das zonas urbanas
Apesar de esta nova forma de correio parecer saída de um qualquer filme futurista, Jeff Bezos estima que o serviço fique completamente operacional dentro de um máximo de cinco anos.
Depois será ainda precisa a autorização da Administração Federal de Aviação dos EUA para o uso de veículos aéreos telecomandados para propósitos civis.
"São realmente drones, mas não há razão para que não possam ser usado como veículos de distribuição" dos produtos que o popular site norte-americano vende, disse Jeff Bezos durante a entrevista, na qual explicou que esta ideia pioneira tem algumas limitações.
"Parece ficção científica, eu sei, mas não é", garantiu o presidente de uma das maiores empresas de retalho nos Estados Unidos, argumentando que, até do ponto ambiental, é melhor um drone eléctrico que "uma data de camiões a andarem para a frente e para trás".
O drone, que funciona como um insecto gigante com um cesto preso às 'patas', recebe a ordem por via electrónica, vai ao armazém buscar a encomenda, e levanta voo para o destino indicado por GPS. Ao chegar lá, desce verticalmente, deposita a encomenda no sítio encomenda e regressa à base, explicou o presidente da Amazon, acrescentando que estes drones vão estar "prontos para operações comerciais assim que os regulamentos estiverem preparados".
No entanto, a autorização para estas e outras operações com drones ainda deverá demorar alguns anos, especialmente porque a utilização de drones tem estado sob grande debate nos Estados Unidos, preocupados com as implicações a nível de segurança e de privacidade dos cidadãos.
"As empresas têm uma vida curta, e a Amazon vai ser abalada um dia", disse Jeff Bezos, acrescentado que "adorava que isso acontecesse depois de eu morrer".

Fonte:
 
Voltar
Topo