Ano Novo arranca com combustíveis mais caros. Saiba quanto vai pagar para atestar o deposito

Lordelo

Avensat
Combust%C3%ADveis-2-1.jpg


O ano de 2023 vai começar com uma subida acentuada no preços dos combustíveis, quer na gasolina, quer no gasóleo: “A evolução das cotações em euros aponta para uma valorização dos preços em 2 cêntimos por litro na gasolina 95 ao passo que o litro de gasóleo deverá aumentar 3 cêntimos”, indicou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à ‘Multinews’.

Os preços dos postos junto aos hipermercados vão seguir a tendência do mercado, com uma “subida de 0,0152 euros na gasolina 95. Já o gasóleo registará um aumento ainda maior, com uma subida de 0,0286 euros”, avançou outra fonte.

Assim, a partir de próxima 2ª feira, a primeira de 2023, encher um depósito com 60 litros de gasolina vai custar mais 1,2 euros. Já a fatura para atestar um tanque de gasóleo vai ficar 1,8 euros mais caro.

As últimas semanas tinham sido de recuo no preço dos combustíveis, com gasolina e gasóleo já a serem vendidos a valores pré-guerra da Ucrânia, tendência que verificou uma alteração.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,613 euros por litro, enquanto o da gasolina simples 95 vale 1,581 euros. O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 13ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo encontra-se na 6ª posição do ranking europeu.

Segundo dados europeus, o preço do gasóleo como da gasolina 95 em Portugal estão abaixo da média europeia, estabelecida em 1,727 e 1,639 euros, respetivamente. O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 10ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo encontra-se na 8ª posição do ranking europeu.

Segundo dados europeus, o preço do gasóleo como da gasolina 95 em Portugal estão abaixo da média europeia, estabelecida em 1,722 e 1,637 euros, respetivamente.

IN:MUITINEWS
 
Voltar
Topo