Lordelo
Avensat
Nunca é tarde para fazer o que queremos. A frase é antiga e serve para incentivar qualquer um a perseguir os seus sonhos.
E foi esse o lema seguido pelo colombiano Lucio Cuiquito, que aos 104 anos concluiu, finalmente, a tese de doutoramento que havia começado a fazer há 30 anos.
O centenário aproveitou a quarentena para se sentar à mesa e concluir o trabalho em causa. A par disso, e durante este tempo, conseguiu ainda resolver uma fórmula matemática que permite calcular o caudal perfeito de um rio para se produzir energia elétrica. Um enigma com mais de 20 mil anos e que estava ainda por deslindar.
O engenheiro civil apresentará em breve a tese na Universidade de Manchester, onde se formou em 1947, na área da investigação hidráulica.
Lucio Cuiquito nasceu em 1916, em plena Primeira Guerra Mundial, e chegou a Inglaterra em 1943, quando os nazis bombardearam território britânico na Segunda Guerra Mundial.
Além de se destacar com os seus estudos, tem sido um empresário de sucesso na Colômbia, onde também é conhecido pelo seu trabalho em prol da igualdade de género.
Segundo o mesmo, o segredo para se manter jovem é tomar banho com água fria, comer muita fruta e aproveitar todas as horas mortas para ler ou estudar qualquer coisa.
"O tempo vem e vai, e o tempo perdido jamais voltará", afirma, referindo que o seu próximo objetivo é rever a gramática alemã, uma língua que aprendeu há 90 anos.
IN:NM