Aplicações para localizar smartphone: eficazes e gratuitas

yourfault

Avensat
Amigos Avensat
As aplicações que localizam o smartphone e permitem apagar dados à distância são um bom “seguro” em caso de perda ou de roubo. Muitas podem ser usadas em tablets.

7551398d-d6b2-4299-a9ce-a4a9c4a3bc3cthumb.jpg


Alguns smartphones trazem uma aplicação de busca, mas é necessário registar-se e ativá-la. Se o seu não tem de origem, procure nas lojas de aplicações.

Para o sistema operativo Android, sugerimos a Android Lost. É gratuita e pode ser instalada remotamente depois de perder o telefone. Basta aceder a www.androidlost.com e usar o login e a password do Google. Além da localização, bloqueio, alarme e reset dos dados do telefone e do cartão SD, garante o acesso aos SMS recebidos e o reencaminhamento de chamadas, mesmo que tenham trocado o cartão do telemóvel. Só está disponível em inglês.

Os Samsung incluem uma aplicação de busca, a Find My Mobile ( ). Dentro das proporcionadas pelos fabricantes é a melhor. Permite telefonar para o aparelho mesmo que lhe tenham mudado o cartão SIM.

IPHONE E WINDOWS PHONE TAMBÉM LOCALIZAM

A Apple disponibiliza a Encontrar iPhone gratuitamente, mas na loja há outras semelhantes. Consegue utilizá-la a partir do smartphone ou da Web (www.icloud.com) com o ID Apple. Tem a particularidade de bloquear o telefone através de um PIN que, depois, usará para o desbloquear, caso o consiga reaver. Além disso, é possível escrever uma mensagem que surgirá no ecrã com os seus dados de contacto. Assim, caso alguém o encontre, sabe como contactar o proprietário

bfe5677d-decc-43a0-aa70-c8b2d72fd501iphone-pc-cropped.jpg


Localizar telemóvel é a aplicação oferecida pelo sistema operativo Windows phone. É necessário ativá-la nas configurações do telefone e registar-se em www.windowsphone.com com os dados da sua conta na Microsoft. Apresenta bastantes funcionalidades, como alarme, bloqueio ou eliminação de dados.

c8e790ee-e908-445b-8b71-9de01a2b9825windows-phone-pc-cropped.jpg


PERDEU O SMARTPHONE?

Se o ecrã não estava bloqueado com o código PIN ou com um padrão de bloqueio, recorra à plataforma web da aplicação de busca para fazê-lo. Seja rápido, porque se as definições de origem forem repostas não há nada a fazer. Depois, ligue para o seu próprio telefone. Com sorte, alguém atende e devolve-o. Caso contrário, utilize a localização GPS da aplicação de busca para ver onde está o aparelho. Pode ser que tenha ficado esquecido num restaurante ou numa loja.

Quando estiver seguro de que é impossível recuperar o smartphone, apague os seus dados à distância. Todas as aplicações de busca permitem apagar o conteúdo e as contas de e-mail ou outras. A partir deste momento, deixa de conseguir aceder ao telefone através da aplicação de busca.

Informe a operadora do sucedido para que bloqueie o cartão SIM, de modo a que ninguém gaste o dinheiro carregado. A operadora pode ainda impedir o acesso do seu smartphone à rede se lhe indicar o IMEI, um código de 15 número que identifica o aparelho (digite *#06# no teclado do telefone para ficar a conhecê-lo). Mas tem de provar que o telefone é seu, por exemplo, com uma fatura. Por fim, denuncie o desaparecimento ou o roubo à polícia.

Mesmo com todos estes cuidados, é possível que o novo utilizador consiga voltar a usar o smartphone.







deco.proteste
 
Voltar
Topo