Apoios sociais? Biden será "pesadelo" dos republicanas caso acabem

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
"O sonho de muitos republicanos é suprimir a segurança social e o Medicare", respetivamente um programa de assistência na velhice e um seguro de saúde para idosos, disse Biden.


"Se é o vosso sonho, então vou ser o vosso pesadelo", garantiu Biden, que prometeu bloquear qualquer tentativa legislativa neste sentido.

Quando fez o discurso sobre o Estado da União, no Congresso, Biden já tinha abordado o assunto, acusando então os conservadores de quererem acabar com estes dois programas populares entre os norte-americanos.

Na altura, esta acusação suscitou negações indignadas e acusações gritadas de "mentiroso" entre os republicanos.

Biden felicitou-se, então, de forma irónica, por esta "conversão" dos seus adversários aos méritos do Estado-providência.

Os dirigentes republicanos, em plena negociação orçamental com a Casa Branca, pretendem cortes massivos na despesa pública, mas garantem que não querem tocar destes regimes sociais.

"Acredito quando vir", disse Biden.

Sobre a Florida, lembrou que é o Estado que tem "a maior percentagem de seniores de toda a nação", a propósito do que elogiou as suas reformas e os seus projetos para fazer baixar as despesas médicas.

No seguimento, criticou o governador estadual, Ron DeSantis, uma figura da direita dura, por não aceitar uma ajuda federal que permite às pessoas com menos rendimentos ter uma cobertura de saúde mínima.

"Mais de 1,1 milhões de pessoas na Florida seriam elegíveis (...) se o governador DeSantis dissesse 'estou de acordo'", acentuou Biden.

A Florida é um dos Estados dos EUA com a percentagem mais elevada de habitantes sem seguro de saúde.

Leia Também:

 
Voltar
Topo