AR discute projecto do PS que prevê até 3 anos de prisão para maus tratos a anim

genios

Avensat
ng1431930_435x200.jpg


Uma petição com 70 mil assinaturas por uma nova lei de protecção dos animais é sexta-feira discutida no Parlamento, no mesmo dia em que se debate um projecto de lei socialista sobre o regime sancionatório aos maus-tratos contra animais.

"A par do trabalho de sensibilização da comunidade é fundamental que o legislador também actue e é dessa actuação que estamos à espera", afirma Rita Silva, presidente da associação ANIMAL, que promoveu a recolha de assinaturas em apoio a um projeto-lei redigido por esta associação.

Esta dirigente associativa adiantou que, em Portugal, "os animais continuam a nascer, viver e morrer sem qualquer protecção efectiva".

Também na sexta-feira será discutido o projecto de lei do PS que aprova o regime sancionatório aplicável aos maus-tratos contra animais e alarga os direitos das associações zoófilas.

O projecto socialista determina que "as associações zoófilas legalmente constituídas têm legitimidade para requer a todas as autoridades e tribunais as medidas preventivas e urgentes necessárias e adequadas para evitar violações da presente lei e demais legislação de protecção de animais em curso ou iminentes".

Se o projecto de lei for aprovado, "quem praticar um acto de violência injustificada contra um animal, independentemente da titularidade do mesmo, é punido com pena de prisão de seis meses a dois anos ou com pena de multa".

"Quem praticar um acto de violência injustificada contra um animal, independentemente da titularidade do mesmo, e do qual resultem lesões graves ou permanentes ou a sua morte, é punido com pena de prisão de um a três anos ou com pena de multa", defende o PS.

Lusa/SOL
 
Voltar
Topo