Lordelo
Avensat
O debate sobre o que é (ou não) comida saudável não é nada novo. Ao longo dos anos, alguns alimentos foram identificados como pouco saudáveis, no entanto, esta caracterização pode estar errada. É o caso do arroz branco que sempre foi uma fonte de dúvidas e a revista Shape esclarece tudo o que precisa de saber, incluindo, se deve ou não ser substituído pelo arroz integral.
O arroz é um dos alimentos mais versáteis graças à grande variedade em que está disponível - basmati, carolino, agulha, entre outros - e pelo fato de poder ser preparado de variadas formas.
É feita, desde sempre, a comparação entre o arroz branco e o integral (ou 'castanho'), mas é provável que o segundo não seja assim tão mais saudável que o primeiro, e, por isso, a revista consultou especialistas e identifica as verdadeiras semelhanças e diferenças entre os dois.
Qual é a maior diferença entre os dois? O arroz integral tem vindo a ganhar popularidade porque é feito a partir de um grão integral, enquanto o arroz branco vem de um grão refinado.
O processo do segundo faz com que tenha menos nutrientes, vitaminas e fibras, por isso, o arroz integral tem um nível mais elevado, no entanto é significativo. “Como o arroz integral tem mais um grama de fibra e mais alguns nutrientes, a cultura da dieta elevou-o", explicou uma especialista à Shape.
Leia Também:
Você não tem permissão para ver o link, por favor
Entrar or Registrar-se
O arroz integral é melhor que o branco? É impossível negar que os grãos integrais têm benefícios para a saúde, nomeadamente, reduzir o colesterol e diminuir o risco de diabetes tipo dois, mas isso não significa que o arroz branco seja desprovido de nutrientes e prejudicial para a sua dieta.
O único aspeto negativo do arroz branco que é apontado pelos especialistas é que os níveis mais baixos de fibra fazem com que seja um alimento com alto índice glicémico, ou seja, pode causar picos de açúcar no sangue. Algo que pode ser contrariado com os alimentos que acompanham o arroz porque se forem ricos em fibra ajudam a desacelerar a digestão.
Deve substituir arroz integrar pelo branco? Em vez de se focar neste dilema, deve considerar como é que o grão atua na sua dieta, em geral. "O arroz branco pode definitivamente fazer parte de uma dieta saudável", explica a revista.
Não é necessário renunciar ao arroz branco devido a esta diferença mínima nos valores de nutrição porque raramente é servido sozinho e, por isso, pode ser acompanhado por outros alimentos que conseguem equilibrar os níveis de nutrientes. É o caso de pratos como arroz branco com feijão ou frango e brócolos.
"Rotular o arroz branco (ou qualquer outro alimento) como "mau" perpetua a cultura da dieta prejudicial e não reconhece que muitas recomendações alimentares não incluem alimentos culturalmente diversos", já que em diferentes culturas e partes do mundo é um alimento essencial e incontornável.
IN:NM