Lordelo
Avensat
Nem é só na pele ou nos olhos que podem existir sintomas de doenças. As fezes também podem ser um indicador quando algo no organismo não está bem. Podem apresentar-se com uma cor ou aspeto diferentes do habitual.
O 'website' Computer Network (Cnet) recorreu à Bristol Stool Form Scale para explicar o que é que as fezes podem relevar sobre a saúde.
Se forem mais duras
Pode ser sinal de prisão de ventre, resultado de que as fezes estiveram muito tempo no intestino. A solução pode ser adicionar mais fibras à dieta.
Se estiverem em bolas e mais moles
Podem indicar que está com falta de fibra. Pode regular o intestino com uma aposta em feijão, abacate e grãos integrais.
Diarreia
Se for prolongada, durante vários dias ou semana, pode ser um sinal de intolerância alimentar. O melhor é marcar uma consulta com um especialista.
Se forem mais brancas
Podem ser um efeito de algum tipo de medicação que está a fazer, mas também de infeção no fígado.
Se estiverem mais avermelhadas
Pode acontecer se ingeriu muitos alimentos vermelhos, como beterraba. Noutro caso, pode ser o sintoma de alguma hemorragia no intestino, por exemplo.
Se estiverem verdes
Por vezes é um bom sinal. Pode indicar que está a comer muitos vegetais. Por outro lado, pode também ser indicador de que a comida passa muito rápido pelo corpo.
Se forem amarelas
Pode ser um indicador de que tem uma dieta rica em gorduras. Por outro lado, o corpo pode não estar a absorver bem todos os nutrientes da comida que ingere.
Se estiverem pretas
Mais uma vez, pode ser devido a alguma medicação que está a fazer.
Quando flutuam
Pode acontecer quando é menos denso. Nesse caso, pode significar que tem uma dieta rica em fibras. Não são um grande sinal de preocupação quando comparado com outros casos.
IN:NM