As fezes podem dizer muito sobre a sua saúde

Lordelo

Avensat
naom_63d307e550d99.jpg


Nem é só na pele ou nos olhos que podem existir sintomas de doenças. As fezes também podem ser um indicador quando algo no organismo não está bem. Podem apresentar-se com uma cor ou aspeto diferentes do habitual.






O 'website' Computer Network (Cnet) recorreu à Bristol Stool Form Scale para explicar o que é que as fezes podem relevar sobre a saúde.


Se forem mais duras


Pode ser sinal de prisão de ventre, resultado de que as fezes estiveram muito tempo no intestino. A solução pode ser adicionar mais fibras à dieta.


Se estiverem em bolas e mais moles


Podem indicar que está com falta de fibra. Pode regular o intestino com uma aposta em feijão, abacate e grãos integrais.





Diarreia


Se for prolongada, durante vários dias ou semana, pode ser um sinal de intolerância alimentar. O melhor é marcar uma consulta com um especialista.


Se forem mais brancas


Podem ser um efeito de algum tipo de medicação que está a fazer, mas também de infeção no fígado.


Se estiverem mais avermelhadas


Pode acontecer se ingeriu muitos alimentos vermelhos, como beterraba. Noutro caso, pode ser o sintoma de alguma hemorragia no intestino, por exemplo.


Se estiverem verdes


Por vezes é um bom sinal. Pode indicar que está a comer muitos vegetais. Por outro lado, pode também ser indicador de que a comida passa muito rápido pelo corpo.


Se forem amarelas


Pode ser um indicador de que tem uma dieta rica em gorduras. Por outro lado, o corpo pode não estar a absorver bem todos os nutrientes da comida que ingere.


Se estiverem pretas


Mais uma vez, pode ser devido a alguma medicação que está a fazer.


Quando flutuam


Pode acontecer quando é menos denso. Nesse caso, pode significar que tem uma dieta rica em fibras. Não são um grande sinal de preocupação quando comparado com outros casos.

IN:NM
 
Voltar
Topo