As notas que tem no bolso vieram de longe ou foram feitas em Portugal?

Lordelo

Avensat
naom_5fe30ea3d195f.jpg

O Banco de Portugal (BdP) produz notas na fábrica da Valora e, por isso, é provável que possa ter no bolso um destes exemplares. Há uma forma de saber, conforme explica o supervisor da banca no seu podcast mais recente.

"Sabe como descobre se as notas foram fabricadas em Portugal? Em todas, o número de série começa pela letra M", explica o BdP.

O número de série, sublinhe-se, "é único e identificador da nota, sendo impresso duas vezes no seu verso: a preto no lado superior direito e na cor predominante da denominação, no lado inferior esquerdo", de acordo com o supervisor da banca.

"Todos os anos é necessário produzir notas novas em número suficiente para substituir as danificadas, que não estão em condições de se manter em circulação, e para responder a aumentos de procura", explica o BdP.

Por norma, é mais provável que as notas de menor valor sejam fabricadas em Portugal, em comparação com as de valor mais elevado.

"Se for uma nota de 5 euros pode vir de muito perto. A sua produção tem sido frequentemente atribuída ao Banco de Portugal. Esta é uma da nota que os portugueses mais usam, tal como as de 10 e 20 euros. Se tiver uma nota de 50 euros na carteira, é provável que tenha sido produzida na Alemanha, França ou Itália", adianta a instituição liderada por Mário Centeno.

IN:NM
 
Voltar
Topo