A Estação Espacial Internacional
Os destroços de um antigo satélite russo, à deriva no espaço, aproximaram-se perigosamente da Estação Espacial, obrigando a acionar um plano de emergência. No final, não passou de um susto.
Três astronautas da Estação Espacial Internacional (EEI) refugiaram-se, esta quinta-feira, durante quase uma hora na nave Soyuz, perante receios de uma colisão com os destroços de um antigo satélite russo à deriva no espaço, que não se concretizou, informou a NASA.
Os restos do antigo satélite meteorológico aproximavam-se da estação espacial à velocidade de mais de 12,8 quilómetros por segundo, pelo que foi comunicado aos três astronautas para procurarem refúgio.
Os astronautas refugiaram-se na nave Soyuz, amarrada à EEI, preparados para abandonar a estação perante uma possível colisão, que não ocorreu, pelo que ao fim de uma hora, os três homens puderam regressar.
"Os restos do satélite russo passaram ao largo da Estação Espacial Internacional de forma segura. Foi ordenado à tripulação o regresso à EEI", disse a NASA na sua conta da rede social Twitter.
dn