Atenção. Chá verde pode ser perigoso para algumas pessoas

Lordelo

Avensat
naom_63d4012622f80.jpg


Muito se fala sobre os benefícios do chá verde. É um bom aliado contra o cancro, na prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade e até diabetes. Ainda assim, a bebida pode ser perigosa para algumas pessoas. A conclusão é de estudo publicado no The Journal of Dietary Supplements.






Segundo a investigação da Rutgers University, nos Estados Unidos, em causa estão variantes genéticas que podem provocar danos no fígado.





"Conseguir prever quem irá sofrer danos no fígado é potencialmente importante porque há evidências crescentes de que o extrato de chá verde em altas doses pode trazer benefícios significativos para a saúde daqueles que podem tomá-lo com segurança", refere Hamed Samavat, autor do estudo.


A investigação acompanhou mil mulheres e recolheu dados aos três, seis, nove e 12 meses. Revelou que variações no Catecol O-Metiltransferase e uridina 5'-difosfo-glucuronosiltransferase podem levar a lesões no fígado quando o consumo de chá verde é elevado.


"As variações neste genótipo não explicam completamente as variações nas alterações das enzimas hepáticas entre os participantes do estudo. A explicação completa provavelmente inclui várias variações genéticas diferentes e provavelmente vários fatores não genéticos", continuou Hamed Samavat.

IN:NM
 
Voltar
Topo