Atenção: Estas pessoas estão em maior risco de doença gengival

Lordelo

Avensat
naom_62b966a9ea38d.jpg

As pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2 ou que já sofreram um ataque cardíaco são mais propensas a desenvolver patologias gengivais, como a periodontite, a segunda e mais grave fase da doença gengival. Esta é a principal conclusão de um estudo apresentado recentemente no EuroPeriod10, um congresso mundial em periodontologia e implantodontia, organizado pela Federação Europeia de Periodontologia, em Copenhaga, na Dinamarca.






Os investigadores analisaram 4.933 indivíduos selecionados aleatoriamente do Trøndelag Health Study. Todos os voluntários preencheram questionários sobre fatores sociodemográficos e de estilo de vida, o uso de medicamentos, se tinham ou não diabetes tipo 2 e se já haviam tido um infarto do miocárdio. Depois, foi realizada uma avaliação clínica dos dentes e tecidos moles destas pessoas.


Os resultados, divulgados pelo Medical Xpress, mostram que 866 participantes (17,6%) tinham periodontite grave. Destes, 147 (3,0%) relataram já ter tido um ataque cardíaco, 224 (4,5%) afirmaram ter diabetes e 165 (3,3%) tinham a hemoglobina glicada elevada.


"Os resultados mostram que os doentes com diabetes e sobreviventes de ataques cardíacos são 40 e 70%, respetivamente, mais propensos a ter doença gengival grave", explicou a autora do estudo, Ida Stødle, da Universidade de Oslo, da Noruega.


Ainda segundo a especialista, estudos anteriores já haviam sugerido a ligação entre as doenças. Para Stødle, esta investigação reforça, em conjunto com outros resultados, que "manter a saúde oral pode beneficiar a saúde em geral".


A médica ressalvou que a análise é um estudo observacional sem "implicações de relação causal".

IN:NM
 
Voltar
Topo