Autarcas e altos dirigentes públicos fora das listas do PSD

kokas

Avensat
Membro Avensat
ng4431168.JPG


Comissão política nacional impõe renovação de um terço das listas de deputados e é também recomendado que sejam excedidas as quotas legais de mulheres candidatas a deputadas

Os presidentes de câmara, os vereadores com pelouro e os dirigentes da administração indireta do Estado (diretores gerais e cargos similares) vão ficar fora das listas de deputados do PSD. Embora não conste do perfil do deputado que será esta noite aprovado no Conselho Nacional, foi estabelecida ( ) esta "regra geral" na Comissão Política Nacional, confirmou o vice-presidente José Matos Correia.

Mas outras normas ficaram mesmo escritas no tal perfil do candidato a deputado do PSD. Este impõe que um terço das listas de cada círculo sejam renovadas face a 2011. De acordo com o documento, ao qual o DN teve acesso, "a necessidade de promover uma adequada renovação das listas de candidatos a deputados, pelo que não mais de dois terços dos nomes indicados pelas estruturas regionais e distritais deverão, regra geral, coincidir com os constantes da lista de candidatura de 2011".

O documento vai agora ser discutido e aprovado no Conselho Nacional que decorre neste momento. Fica também reforçado algo que já consta dos regulamentos que é que "a indicação dos cabeças de lista em cada círculo eleitoral é da responsabilidade do presidente do partido".É ainda referido que a Comissão Política Nacional poderá "propor a inclusão de personalidade militantes ou independentes com reconhecido mérito pessoal, político ou profissional".

A nível da igualdade de género, o guião que será enviado para as distritais aponta para a "necessidade de reforço da participação das mulheres nas listas de candidatos a deputados, para além do estipulado na legislação em vigor.

Disciplina de voto musculada




dn
 
Voltar
Topo