AVC. Quatro hábitos simples que ajudam a evitar 'assassino silencioso'

Lordelo

Avensat
naom_5fa51f6022e5f.jpg

Ninguém está livre de risco. O acidente vascular cerebral (AVC) é uma emergência médica e a rapidez da atuação pode fazer toda a diferença, determinar a severidade dos danos e o grau de sucesso do tratamento. Contudo, existem hábitos que pode - e deve - adotar para reduzi-lo.






Em entrevista ao jornal Metrópoles, o médico Daniel Abud, coordenador do serviço de neurorradiologia intervencionista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, no Brasil, aponta alguns deles. Ei-los:


1- Parar de fumar


O fumo do cigarro contém nicotina e monóxido de carbono, que causam danos no sistema circulatório e contribuem para aumentar o risco de AVC.


2- Controlar a pressão arterial


A hipertensão arterial ocorre quando há um aumento da pressão nas artérias, o que faz com que o coração tenha de se esforçar mais para fazer com que o sangue circule pelos vasos sanguíneos. Além de ser uma condição preocupante por si só, o seu aparecimento pode também estar associado a outros problemas de saúde ainda mais graves que podem até provocar a morte.


Categorias:


Risco baixo: 120/80 mm Hg
Risco médio: 121-139/80 - 89 mm Hg
Risco elevado: 140+/90 mm Hg


"Existem algumas exceções a estas categorias: por exemplo, para as pessoas com diabetes consideram-se valores para risco elevado quando a pressão arterial é superior a 130/80", pode ler-se no portal da CUF. Para quem tem mais de 80 anos de idade, "a pressão sanguínea sistólica [mede a força com que o coração contrai e 'expulsa' o sangue do seu interior] deve ser, de um modo geral, inferior a 150".


3- Controlar o peso


O excesso de peso está diretamente relacionado com o risco de desenvolver doenças no sistema circulatório.


4- Manter uma alimentação saudável


Dietas ricas em gordura saturada e gordura trans aumentam os níveis de colesterol, uma gordura que o nosso organismo produz, essencial para o desempenho de funções vitais, e que circula no sangue.


Existem dois tipos: o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. O problema? Muitas vezes não se dá por ele até acontecer o pior.


Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:


Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher


A Direção-Geral da Saúde refere que o AVC é a primeira causa de morte e de incapacidade permanente em Portugal. A doença não só afeta o cérebro como pode provocar uma deficiência súbita, por entupimento (AVC isquémico) ou rotura (AVC hemorrágico) de uma artéria cerebral.

IN:NM
 
Voltar
Topo