Lordelo
Avensat
Cresceu a ouvir dizer que deve tomar banho todos os dias? Sally Bloomfield, professora da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, tem uma opinião diferente e diz que este hábito remove o microbioma natural da pele.
Em entrevista à BBC Radio, a especialista afirma que o corpo evoluiu para ter um microbioma "estável", com microrganismos que vivem na nossa pele e que ajudam a controlar os níveis de óleo lá presentes. Sempre que tomamos banho, removemos microbioma e esses microrganismos - ainda que sejam indefesos - começam a produzir odores desagradáveis.
"A razão pela qual tomamos banho é porque nos que queremos nos livrar desses odores para nos sentirmos confortáveis e sermos socialmente aceitos. Mas no que diz respeito à prevenção de doenças, não é realmente importante", sublinhou.
A especialista lembra que durante a pandemia de Covid-19, quando as pessoas começaram a lavar as mãos com muito mais frequência, acabaram por ressecar a pele. Como tal, Bloomfield defende que a lavagem excessiva das mãos não é recomendada, embora seja uma medida fundamental para evitar a propagação de infeções e doenças.
Esta entrevista ocorreu uma semana após a morte do iraniano Amou Haji, um iraniano conhecido como 'o homem mais sujo do mundo' por não tomar banho há década. O idoso de 94 anos não tomou banho durante mais de meio século.
De acordo com o Hospital da Luz, o hábito e a frequência do banho variam entre países, culturas e até mesmo com a própria atividade profissional. "Não há nada contra o banho diário." Contudo, "em casos específicos, pode não ser recomendável".
Quando os banhos são demasiado frequentes pode haver comichão, pele seca, a descamar e gretada, bem como infeções favorecidas pelas lesões da pele e desequilíbrio da flora. Já o cabelo pode ficar mais seco e quebradiço. E embora estes problemas sejam mais comuns entre crianças e idosos, também podem surgir em pessoas de outras idades ou com a pele mais seca.
"Doenças de pele ou dificuldades de mobilidade podem também ser a razão pela qual sejam desaconselhados banhos diários", alerta o Hospital da Luz, acrescentando que "o inverso também é possível". Ou seja, quando o número de banhos é insuficiente, além do mau odor corporal, podem surgir "novos problemas de pele ou agravar-se outros já existentes". Assim sendo, não havendo indicação em contrário, "se gosta de tomar um banho todos os dias, ou mais do que um banho por dia, faça-o".
Já a dermatologista Helena Toda Brito, aconselha um banho diário: "Um adulto normal, com vida ativa, deve tomar um banho por dia".
IN:NM