M
men
Visitante
Federação repudia acusação do FC Porto
A direção da Federação Portuguesa de Basquetebol reagiu, através de comunicado, ao anúncio da suspensão da equipa sénior de basquetebol do FC Porto, nomeadamente à referência sobre como a modalidade está a ser gerido em Portugal.
No anúncio feito pelo clube portista ficaram críticas no ar à Federação, além da atual situação económica do País.
O organismo liderado por Mário Saldanha, apesar de manifestar o seu profundo lamento e de salutar o facto de o FC Porto manter a atividade dos escalões de formação do clube, não deixa, porém, de reagir à crítica:
«A Direção da FPB não pode deixar de repudiar as justificações apresentadas pelo FCP para a suspensão da atividade da sua equipa sénior, relacionadas com a forma como a FPB vem gerindo a modalidade.
Sobre esta questão a Direção da FPB considera injusto que se ignore o significativo esforço que a Federação vem fazendo no reforço do prestígio da competição sénior de Basquetebol, depois do fracasso da experiência dos clubes profissionais que geriram a Liga dos Clubes de Basquetebol.
Acresce que não se podem ignorar as dificuldades financeiras, particularmente sentidas na presente época por todas as entidades desportivas, clubes e federação incluída, desde as crónicas dificuldades com os pagamentos salariais, até à falta de verbas para deslocações.
Pela nossa parte, podemos afirmar que sempre respeitámos e considerámos todos os clubes e todos os dirigentes que, na difícil conjuntura atual, têm conseguido manter a sua atividade desportiva regular e que continuaremos a abster-nos de quaisquer comentários sobre a sua gestão, mesmo quando para tal somos pressionados por quem sofre na pele essas dificuldades económicas, ou por quem injustamente critica a nossa gestão.
Como sempre, a FPB faz questão de se constituir como um elemento aglutinador do Basquetebol, dos seus Clubes e Agentes e, nessa medida, resta-nos desejar que a suspensão da atividade da equipa sénior do FCP seja não só temporária, mas também de curta duração.
O Basquetebol já passou por outros momentos de dificuldades, igualmente relacionados com questões estruturais de outros grandes clubes e certamente sobreviverá a mais esta difícil situação.
O Futebol Clube do Porto é e será sempre um ilustre e respeitado membro da família do Basquetebol.»