Benfica fecha primeira volta com triunfo nos Açores e golo de Guedes

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
O Benfica visitou e derrotou, este sábado, o Santa Clara (3-0), em jogo da 17.ª jornada da I Liga. No fechar da primeira volta do campeonato, as águias voltaram aos triunfos - após o empate no dérbi - e contaram com um golo do regressado Gonçalo Guedes.


Antes disso, e logo no primeiro quarto de hora, Fredrik Aursnes (9') e Gonçalo Ramos (16') foram os marcadores de serviço, numa exibição dos encarnados que foi bem melhor na primeira parte do que na segunda.

As águias somam, agora, 44 pontos e prosseguem na liderança da tabela classificativa. O Braga está a quatro pontos e o FC Porto a oito, ainda que os dragões ainda não tenham entrado em ação nesta ronda.

Filme do jogo

A primeira parte foi praticamente de sentido único. Ao contrário do que acontecera no dérbi, o Benfica entrou a todo o gás na partida e logo aos nove minutos desfez o nulo. Enzo Fernández descobriu Aursnes no coração da grande área com um cruzamento teleguiado, e

Pouco depois, o segundo golo dos encarnados, novamente com Enzo Fernández na jogada. O médio argentino serviu que, com um pequeno toque, desviou para dentro da baliza açoriana e ampliou a vantagem encarnada.

18.º golo de Gonçalo Ramos, o 12.º na Liga ?? - é o melhor marcador da prova

Nas 2 últimas jornadas da Liga, Gonçalo Ramos marcou 3 golos

— Playmaker (@playmaker_PT)


Só depois disso é que o Santa Clara deu o primeiro sinal de perigo. Mais concretamente aos 20 minutos, altura em que Gabriel Silva apareceu em boa posição, mas atirou ao lado da baliza de Odysseas que, diga-se, ficou pregado ao relvado.


No entanto, era mesmo o Benfica quem parecia sempre mais próximo de marcar. Até ao intervalo destaque para um par de boas oportunidades. Draxler, aos 28 minutos, falhou de forma inacreditável (era só encostar), e Ramos (45'+1) também perdeu a possibilidade de fazer um bis depois de fintar o guardião Gabriel.


Ao intervalo a vantagem do Benfica era mais do que ajustada, tendo em conta o que aconteceu ao longo dos primeiros 45 minutos.

Como seria de esperar, a segunda parte contou com um Benfica menos intenso e mais preocupado em gerir a condição física - até porque há novo jogo já na quinta-feira. Por seu turno, o Santa Clara tentou empurrar os encarnados para junto da baliza e apostava quase todas as fichas nos lances de bola parada, na busca por um golo que pudesse reabrir a discussão pelo resultado.

Ainda assim, a primeira grande ocasião de golo dos segundos 45 minutos foi novamente dos visitantes. Aos 52' Gonçalo Ramos apareceu na cara de Gabriel, que saiu da baliza, mas desta vez não teve pontaria afinada para visar novamente as redes e 'acabar' com a história do jogo.


Roger Schmidt não estava a gostar do que assistia durante o segundo tempo e aos 64 minutos promoveu uma... tripla alteração: David Neres, Chiquinho e Gonçalo Guedes, reforço anunciado na madrugada de sexta-feira, foram para dentro de campo. Ainda assim, o nível exibicional da primeira parte tardava em ser recuperado.

6 anos depois, Gonçalo Guedes volta a jogar pelo Benfica: o seu último jogo pelos encarnados tinha sido em janeiro de 2017, frente ao Leixões, na Taça ??

— Playmaker (@playmaker_PT)


Os açorianos percebiam que as águias estavam sem grande vontade de avolumar o resultado e foram pressionando cada vez mais. Aos 67 minutos, António Silva salvou Odysseas com um corte na linha de golo, já depois de o guardião grego estar completamente batido por Ricardinho.

Aos 75 minutos nova ocasião desperdiçada pelas águias. David Neres apareceu na cara de Gabriel, mas de forma incrível acertou mal na bola com o pé esquerdo e o Benfica perdeu, assim, mais uma ocasião para selar o triunfo.

Aos 80 minutos e acabar com a intranquilidade que já se ia sentindo em campo. Uma vez mais, claro, com Enzo Fernández a comandar. O argentino assistiu e Guedes atirou a contar, sendo que a bola ainda sofreu um desvio antes de entrar na baliza açoriana pela terceira vez na noite deste sábado.

Último golo de Gonçalo Guedes pelo Benfica: janeiro de 2017, frente ao Vitória SC, na Taça da Liga (bisou)
Último golo Gonçalo Guedes na Liga ??: dezembro de 2016, frente ao Marítimo

— Playmaker (@playmaker_PT)

O golo de Guedes colocou um ponto final na história do jogo e o Benfica saiu dos Açores com a vitória no bolso, não cedendo à pressão colocada pelo Sp. Braga, que horas antes havia batido, nos descontos, o Paços de Ferreira (2-1). As águias seguem na liderança do campeonato com 44 pontos, mais quatro do que os minhotos e oito face ao FC Porto, ainda que os dragões só entrem em campo mais logo.

Por seu turno, o Santa Clara continua em zona de descida com 14 pontos amealhados ao cabo de 17 jornadas, número que também representa o culminar da primeira volta. Os açorianos precisam, assim, de melhor o registo pontual para evitar a despromoção.

Momento do jogo: O golo de Aursnes logo a abrir retirou toda a pressão que poderia ser originada pela aproximação do Braga. Marcar cedo é sempre bom remédio para acabar com alguma intranquilidade.

Equipas iniciais

ONZE DO SANTA CLARA: Gabriel; Diogo Calila, Boateng, Ítalo, Paulo Henrique; Misao, Adriano, Bruno Almeida; MT, Gabriel Silva e Matheus Babi.

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Bah, António Silva, Morato, Grimaldo; Florentino, Enzo Fernández, Aursnes; João Mário, Draxler e Gonçalo Ramos.

JÁ HÁ ONZE!

— SL Benfica (@SLBenfica)


Antevisão

O Benfica visita, este sábado, o Santa Clara em mais um jogo desta 17.ª jornada da I Liga. Os encarnados, atualmente na liderança do campeonato, tentam voltar aos triunfos depois do empate consentido frente ao Sporting, no último domingo, que permitiu a aproximação do Sp. Braga.

Nos Açores, Roger Schmidt não poderá contar com dois 'pesos-pesados', uma vez que Otamendi, castigado, e Rafa Silva, lesionado, ficaram em Lisboa. Em sentido inverso, Gonçalo Guedes, reforço de última hora, pode estrear-se já esta tarde.

O pontapé de saída está agendado para as 18h00 (hora de Portugal Continental) e poderá seguir todas as incidências no Desporto ao Minuto.

Leia Também:

 
Voltar
Topo