Britânico que esteve sob cativeiro russo revela métodos de tortura

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
Shaun Pinner, um dos cinco prisioneiros de guerra britânicos libertados pela Rússia como parte de um acordo com a Ucrânia em setembro, revelou que foi torturado com choques elétricos durante o tempo que esteve em cativeiro na autoproclamada República Popular de Donetsk, no leste da Ucrânia.

O britânico esteve cinco meses detido após ser capturado, em maio, pelos separatistas pró-russos enquanto defendia a cidade de Mariupol. Em julho, juntamente com o também britânico Aiden Aislin e o marroquino Brahum Saadoun, foi acusado de “participar em combates como mercenário” e condenado à pena de morte.

Em entrevista à , o ex-soldado contou que foi eletrocutado e que chegou a uma altura em que não conseguia andar. “É como se os músculos estivessem a sair de si, do seu corpo”, explicou.

“No dia seguinte, as minhas pernas incharam muito. O sangue escorria-me das pernas. Estava a sangrar devido aos choques elétricos e as minhas pernas tinham inchado tanto que eu não podia andar”, afirmou.

Pinner recordou um momento em que um soldado cortou as suas calças para ver se tinha alguma tatuagem que o ligasse ao Batalhão Azov. “Ele disse ‘Oh’ porque eu estava a sangrar por todo o lado, em todas as pernas. Estava a gritar, mas depois tive 200 volts a passar por mim, a controlar a minha perna. Estava literalmente de pé e ele eletrocutou-me ali dentro”, contou, acrescentando que ficou “petrificado”.

Na entrevista, o britânico apelou ainda a que o Reino Unido envie para a Ucrânia os aviões de combate pedidos pelo presidente Volodymyr Zelensky. “Eles precisam de apoio contínuo”, afirmou.

Já sobre um possível acordo de paz com a Rússia, Shaun Pinner defendeu que a Ucrânia não deveria avançar já, uma vez que tal implicaria a cedência de territórios. “Uma das coisas que digo às pessoas é: quanto da América ou da Noruega ou do Reino Unido estariam dispostos a perder para falar de paz?”, questionou.

“Duvido que a América desistisse de um centímetro, o Reino Unido também não. Portanto, a Ucrânia é exatamente a mesma coisa”, justificou, acrescentando que “se dermos um centímetro agora, eles voltarão dentro de três anos, cinco anos, e empurrarão um pouco mais - como fizeram com a Crimeia”.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de sete mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também:

Voltar