Brr! Oito efeitos (alguns insólitos) do frio no corpo humano

Lordelo

Avensat
naom_61a5f2d53310c.jpg

Quando as descidas de temperatura são acentuadas, o mais certo é que o organismo se ressinta.






Veja abaixo oito reações do corpo humano ao frio, reunidas pelo jornal The Sun:


'Vagina de inverno'


O tempo frio provoca a secura dos genitais femininos, provocando assim a chamada ‘vagina de inverno'. Tomar banho com água muito quente e usar roupa pesada podem desencadear esta condição, sendo que a secura vaginal impacta séria e negativamente a vida sexual.


Coágulo sanguíneo


Deitar sangue pelo nariz, por exemplo, é uma situação frequente, e pode acontecer quando o ar está seco, seja no exterior (especialmente quando o tempo está frio) ou no interior devido a aquecimentos ou ar condicionado.


Incontinência


Sim, leu bem. Os dias mais frios podem provocar incontinência. O facto de as pessoas usarem mais roupa e terem mais dificuldade em se despir pode aumentar a possibilidade de incontinência, por exemplo.


Gripe


Como o organismo passa a ter de despender mais energia para manter-se quente, o sistema imunitário fica mais debilitado, pelo que os casos de gripe tendem a disparar nos meses de outono-inverno


Mudanças de humor


O frio é muito associado às alterações de humor e aos estados depressivos.


Asma


Trata-se de uma doença inflamatória crónica dos brônquios que aparece, habitualmente, na infância, mas que pode surgir em qualquer idade. Perante determinados estímulos, como o frio, os brônquios ficam obstruídos e surgem sintomas da doença: episódios de tosse seca persistente, dificuldade em respirar ou sensação de aperto no peito. Sofre de asma? Lembre-se que a Covid-19 obriga a cuidados redobrados.


Ataque cardíaco


Com o frio, as artérias contraem-se e o sangue dentro delas fica mais apertado e com dificuldade em circular. Isso leva a um aumento da tensão arterial que, no limite, pode ser responsável por acidentes vasculares cerebrais ou enfartes do miocárdio.


Couro cabeludo escamoso


Apesar da sua causa ser pouco conhecida, a caspa surge quando pequenas partículas descamativas de pele seca se destacam do couro cabeludo. O frio pode evidenciá-la.

IN:NM
 
Voltar
Topo