A cápsula Dragão, da empresa norte-americana SpaceX, chegou, este domingo, à Estação Espacial Internacional, levando alimentos, material científico e outros equipamentos.
A cápsula atingiu o seu objetivo cerca das 10.30 horas, com a ajuda de um braço-robot dirigido pelo comandante da equipa da Estação Kevin Ford e pelo engenheiro de voo Tom Marshburn, anunciaram os responsáveis da NASA, a agência espacial dos EUA.
O aparelho transporta 544 quilos de provisões, incluindo equipamentos para 160 experiências científicas, que serão realizadas pelos seis membros da tripulação da estação.
A chegada da Dragão estava inicialmente prevista para a manhã de sábado mas foi atrasada devido a problemas nos motores, pouco depois de ter atingido a órbita terrestre, na sexta-feira.
O lançamento tinha sido efetuado 10 minutos antes por um foguetão Falcão 9 da base do Cabo Canaveral, na Florida, nos EUA.
Apesar deste atraso, mantém-se a data de regresso da cápsula, previsto para 25 de março, com uma amaragem em paraquedas no Pacífico, ao largo da Califórnia, nos EUA.
Esta é a terceira missão comercial da SpaceX para a estação espacial em órbita, no âmbito de um contrato com a NASA.
JN