Câmara de Lisboa apela à banca para facilitar crédito para reabilitação urbana

genios

Avensat
ng1432311_435x200.jpg

O vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado, apelou hoje à banca para facilitar o acesso ao crédito às empresas de construção de modo a "desatar o nó" que tem prejudicado a reabilitação urbana na capital.

Na apresentação da Semana da Reabilitação Urbana, que apesar de estar marcada para Março foi apresentada hoje no salão nobre da autarquia, Manuel Salgado defendeu uma aposta na reabilitação urbana, numa "mudança de paradigma", de modo a que Lisboa "possa voltar a ter 700.000 habitantes".

Depois de enumerar alguns programas e acções municipais que têm incentivado a reabilitação urbana na cidade, como o 'Reabilita Primeiro, Paga Depois', o novo Plano Director Municipal ou os incentivos fiscais para obras que reabilitem edifícios devolutos, o vereador disse que existe "quase tudo para concretizar este paradigma".

Manuel Salgado referiu, no entanto, que falta "o crédito às empresas há tanto tempo prometido, que é o nó que é preciso desatar, para tornar Lisboa uma cidade mais sustentável e com melhor qualidade de vida para os seus habitantes".

Recordando que nos últimos anos Lisboa perdeu cerca de 300.000 habitantes (segundo o Censos de 2011 a população na capital ronda os 540.000), o vereador indicou ainda que 6% dos edifícios da cidade estão em ruína e 10% estão em mau estado e que nos prédios devolutos da cidade seria possível dar habitação a 20.000 pessoas.

Organizada pela revista 'A Vida Imobiliária' e a imobiliária Promevi, em parceria com a Câmara de Lisboa, a Semana da Reabilitação Urbana está marcada para 19 a 26 de Março e assume a reabilitação urbana como "desígnio nacional na revitalização da actividade económica e da sustentação da fileira da indústria da construção".

Este é um "eixo essencial para manter o equilíbrio económico e social, preservando a memória do centro histórico das cidades, que se assumem como locais de animação e atracão turística", afirma a organização.

Durante a semana estão previstas conferências, tertúlias, 'workshops', exposições e a entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. Os eventos vão ocorrer no Pátio da Galé, no Museu da Moda e do Design e no Terreiro do Paço.

Lusa/SOL
 
Voltar
Topo