Câmara de Paris multada em 90 mil euros por empregar demasiadas mulheres

Lordelo

Avensat
naom_5fd93d428ec9a.jpg

A Câmara Municipal de Paris foi multada em 90 mil euros por empregar muitas mulheres em cargos importantes. A autarca, Anne Hidalgo, classificou a decisão como "obviamente absurda, injusta, irresponsável e perigosa".




A multa foi aplicada pelo Ministério da Função Pública pela violação das regras de igualdade de género, ao nomear 11 mulheres e cinco homens para cargos de gestão na prefeitura, em 2018.


A imprensa francesa que o texto da decisão determina que a câmara violou uma norma de 2013, que impede que mais de 60% de cargos relevantes sejam entregues a apenas um género.


Anne Hidalgo referiu que a "multa é obviamente absurda, injusta, irresponsável e perigosa", defendendo que a contratação de mulheres deve ser encorajada, porque "a discrepância em todo o país ainda é muito grande".


Porém, a ministra do Serviço Público, Amelie de Montchalin, lembrou que essa regra que descreve como "absurda" já foi revogada desde 2018, altura em que a multa foi aplicada. "Quero que Paris pague a multa relativa a 2018 para financiar ações concretas de promoção das mulheres no serviço público. Convido-vos a vir ao ministério para discuti-las", escreveu, dirigindo-se a Hidalgo.







Anne Hidalgo disse, numa reunião do conselho municipal, que ficou feliz pela multa e que levará pessoalmente o cheque ao governo, junto com todas as mulheres que trabalham com ela.

IN:NM
 
Voltar
Topo