Lordelo
Avensat
Um cão, que tem apenas três patas devido a um cancro, tem sido apelidado de “herói”, depois de saltar para um rio e salvar a cria de uma lontra, no Minnesota, Estados Unidos da América.
Segundo a imprensa norte-americana, Gus, de seis anos, foi diagnosticado com um cancro e teve de amputar, em fevereiro, uma pata. O animal estava recentemente com a família junto ao rio St. Croix quando surpreendeu tudo e todos: saltou para dentro de água, nadou e salvou uma lontra bebé.
“Era a primeira vez a nadar com três patas e ele saiu da água com o filhote de uma lontra na boca”, disse Ella Hammerstrand, neta dos donos de Gus, em declarações à Fox 9.
A família ainda tentou encontrar a progenitora do animal, mas não conseguiu. Assim, embrulharam a pequena lontra e levaram-na para o Centro de Reabilitação de Vida Selvagem do Minnesota.
A equipa do centro estimou que a lontra tinha cerca de uma semana e era muito pequena para nadar sozinha.
“Acho que ele (Gus) sabia que a lontra estava a sofrer e que algo estava errado”, disse Cleo Young, dona de Gus, à WCCO, destacando a coragem do animal depois do difícil processo pelo qual passou.
“Pensámos: 'Ah, isto vai ser tão triste, ele não poderá correr novamente como costumava fazer', mas isso não o atrasou, de forma alguma", sublinhou.
A cria acabou por ser transferida para uma clínica de reabilitação, onde se encontra a recuperar.
IN:NM