Café frio. Os perigos de uma das bebidas preferidas do verão

Lordelo

Avensat
naom_6308ce01a5389.jpg

Nesta altura de calor, beber café frio é uma opção que muitos acabam por experimentar. O mais comum é pedir uns cubos de gelo para colocar na chávena. Outra sugestão é fazer uma espécie de infusão com os grãos em pó. Este, que é conhecido como ‘cold brew coffee’, pode trazer algumas consequências ao organismo. Descubra-as.









No caso do café normal, é feito com água quente e depois arrefecido com gelo. Já este ‘cold brew coffee’ é preparado com água fria e aí pode estar um dos problemas.


A infusão é feita entre 12 a 24 horas antes de ser servido. O tempo depende sempre da intensidade de sabor que quiser.


Segundo o portal Drip Beans, que se dedica a café de especialidade, depois de ser feita esta bebida aguenta até duas semanas no frigorífico. A menos que acrescente leite a esta mistura de café frio (que também é possível), a bebida também pode ser deixada à temperatura ambiente durante algum tempo.


Ainda assim, pode sentir alguma diferença ao longo dos dias. A oxidação é um dos problemas. O ideal é sempre guardar no frigorífico, mas se não conseguir (ou não gostar assim tão frio) o melhor é verificar sempre o estado da bebida.


Veja a coloração, se tem algum aroma estranho, algo rançoso ou mofo, e prove sempre um pouco antes de servir. Se tiver algum destes sinais, o melhor é deitar fora. Se acrescentar o tal leite, convém ter cuidados redobrados.

IN;NM
 
Voltar
Topo