Lordelo
Avensat
Normalmente, quando faz uma caminhada, é para a frente que anda. Já alguma vez experimentou fazê-lo ao contrário, de costas? Pode parecer um pouco estranho, mas a verdade é que existem alguns benefícios associados a esta prática.
Um estudo publicado no Journal of Physical Therapy Science já tinha mostrado que andar para trás trazia melhorias no equilíbrio, bem como à marcha e à velocidade.
Segundo a revista Parade, outra investigação tinha concluído que esta forma de andar ajudou pessoas com distúrbios neurológicos.
Antes de se meter a andar de costas em todo o lado, é importante saber como o deve fazer e os benefícios associados. A revista falou com vários especialistas para tentar perceber melhor este fenómeno.
"O corpo corpo não está acostumado a andar para trás, por isso requer um nível mais alto de estabilidade para o equilíbrio", explica Noelle McKenzie.
Sarah Pelc Graça vai no mesmo caminho e explica que “quando anda para trás, o centro de gravidade muda ligeiramente, o que ajuda a melhorar a estabilidade e o equilíbrio".
"Andar para trás força-nos a estar mais presentes e focados, já que não é tão natural quanto andar para frente", continua Esther Avant.
Mas como é que pode fazer este andar em segurança? O ideal é começar numa superfície plana e a um ritmo lento. Pode ser feito na rua, ou até na passadeira, mas aí terá de ter mais atenção. Nas primeiras vezes, o ideal é ter uma parede próxima para se apoiar.
Os especialistas não aconselham este método a quem quiser queimar calorias, já que esse não é o objetivo. Se pretender melhorar o equilíbrio, aí sim deve apostar.
IN:NM