Lordelo
Avensat
Uma mulher saudável descobriu que tinha um cancro agressivo que lhe estava a partir várias costelas após várias queixas de dores nas costas.
Segundo o jornal britânico Mirror, Susie Suter consultou um médico depois de sentir uma forte dor no peito e na coluna que quase a impediu de andar. O prognóstico revelou que o cancro estava a propagar para a coluna e o esterno, provocando pequenos buracos nas vértebras.
Depois de uma série de testes no Nevill Hall Hospital em Abergavenny, Monmouthshire, a mãe de dois foi diagnosticada com um mieloma múltiplo, um cancro que se desenvolve nos glóbulos brancos chamados células plasmáticas.
"Não queria acreditar. Estive em forma e saudável a minha vida toda e sentia-me tão jovem", afirmou durante a entrevista.
A mãe de dois foi submetida a radioterapia, em 2013. Um ano depois, a mulher foi informada de que o transplante de células-tronco (células que têm a capacidade de se dividirem e transformarem noutras células) seria a única hipótese de sobrevivência.
"Sentia-me tão enjoada e cansada, perdi muito peso. Levei muito tempo para me sentir bem novamente", recordou Susie.
Seis meses após o transplante, a mãe sentia-se novamente com mais energia.
No ano passado, e devido a uma recaída, Susie recebeu tratamentos de fortelecimento dos ossos, no Hospital Nevill Hall, no País de Gales.
"É graças a tratamentos especializados que recebi um tempo mais precioso junto dos meus entes queridos", relembrou, apelando ao apoio à investigação da Cancer Research UK.
IN:CM