Carros de Fórmula 1 repletos de tinta durante testes. Há uma explicação

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
A Fórmula 1 arranca este fim de semana com o Grande Prémio do Bahrain. Os testes de pré-temporada terminaram no passado sábado, mas é ainda sobre eles que queremos falar para fazer colocar um ponto final numa dúvida que parece ainda persistir.


Viu alguns carros no circuito de Sakhir com uma tinta verde no chassis? Esta tinta dá pelo nome de 'flow-vis' e tem uma razão para estar nos monolugares.

Tal como os , esta espécie de tinta tem como função ajudar os engenheiros na leitura da aerodinâmica, mas de uma forma diferente.

Com esta tinta, que não é bem uma tinta, mas sim uma mistura de óleo com um pó brilhante, os engenheiros conseguem perceber como passa o ar num determinado ponto específico do monolugar e comparar com a informação obtida através do banco de testes virtuais.

Por exemplo, na asa dianteira é possível observar como o fluxo de ar passa pela suspensão frontal e afeta o duto da entrada do radiador.

Depois de algumas voltas com o 'flow-vis', o piloto regressa às boxes com a pintura seca que já mostra o fluxo de ar em determinada parte do carro para análise dos respetivos engenheiros.

The art ️ The artist ?‍

— Formula 1 (@F1)

 
Voltar
Topo