Cerveja tem benefício pouco conhecido para a saúde. Ei-lo

Lordelo

Avensat
naom_5b5db33c1736a.jpg

A cerveja em excesso tem sido associada, nos últimos anos, a doenças cardíacas. Porém, nem tudo são más notícias. O que poucas pessoas sabem é que o consumo moderado da bebida pode trazer benefícios para a saúde.

Segundo o portal Meganotícias, a cerveja ajuda a diminuir os níveis de colesterol LDL (lipoproteínas de densidade baixa ou 'mau colesterol'), melhora a função hepática, ajuda a ter um sono mais reparador e aumenta a diversidade de bactérias intestinais.

Um estudo focado em homens, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, sugere que o consumo da bebida pode ser benéfico, pois uma maior variedade de bactérias reduz as probabilidades de patologias crónicas, como doenças cardíacas e diabetes.

Os investigadores recrutaram 19 homens saudáveis, divididos em dois grupos, que beberam 325 mililitros de cerveja, com ou sem álcool, todos os dias ao jantar. Ao analisarem amostras de sangue e fezes, recolhidas antes e depois da ingestão de álcool, descobriram que todos apresentavam uma maior diversidade de bactérias na sua microbiota intestinal, além de níveis mais altos de fosfatase alcalina fecal, um indicador de melhoria da saúde intestinal.

Os autores do estudo explicam que isto se deve aos compostos da bebida, como os polifenóis, e microrganismos que ajudam na fermentação, influenciando a variedade de micróbios no intestino humano.

IN:NM
 
Voltar
Topo