'Cheque' a caminho: Começa hoje a ser pago o apoio de 240 euros

Lordelo

Avensat
naom_62c592a49952b.jpg


Começa a ser pago esta sexta-feira, dia 23 de dezembro, o apoio extraordinário no valor de 240 euros que deverá chegar a um milhão de famílias economicamente mais vulneráveis.



Este novo apoio extraordinário abrange o mesmo universo de pessoas que já foram contempladas em duas prestações extraordinárias este ano, em duas tranches de 60 euros cada.

Tratam-se dos cidadãos abrangidos pela tarifa especial de eletricidade ou por prestações mínimas, sendo consideradas prestações sociais mínimas o complemento solidário para idosos, o rendimento social de inserção, a pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez, o complemento da prestação social para a inclusão, a pensão social de velhice e o subsídio social de desemprego.

"Este apoio será pago uma só vez pela Segurança Social a partir do dia 23 de dezembro de 2022 e destina-se aos beneficiários da tarifa social de eletricidade e aos beneficiários de prestações sociais mínimas", explica o Instituto da Segurança Social (ISS), numa nota publicada no seu site.

O ISS explica que "são consideradas prestações sociais mínimas, para o efeito, o complemento solidário para idosos; o rendimento social de inserção; pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez; complemento da prestação social para a inclusão; a pensão social de velhice, o subsídio social de desemprego e o abono de família (1.º e 2.º escalão)".

Como será pago?

A atribuição do apoio, explica o ISS, é automática. "O pagamento é feito preferencialmente por transferência bancária (via IBAN registado na Segurança Social Direta) ou vale postal (para quem não tem IBAN registado na Segurança Social Direta)", explica o organismo.

Se não tem o seu IBAN registado, pode fazê-lo através da Segurança Social Direta, no menu 'Perfil', opção 'Conta bancária'.

IN:NM
 
Voltar
Topo