Ciclismo - Volta à Catalunha 2023

benfas69

Avensat
Staff member
Administrador
Primoz Roglic bate Evenepoel e vence etapa inicial

img_920x518$2023_03_20_17_49_48_2109438.jpg

O esloveno Primoz Roglic venceu esta terça-feira a primeira etapa da Volta à Catalunha, assumindo a liderança da classificação geral, num dia marcado por uma queda a cinco quilómetros da meta em Sant Feliu de Guíxols.
Roglic, de 33 anos, somou a 70.ª vitória como profissional na estrada ao cumprir os 164,6 quilómetros em 3:48.17 horas, à frente do belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), campeão do mundo de fundo, com o neerlandês Ide Schelling (BORA-hansgrohe) em terceiro.

O sprint final, numa 'rampa' posicionada já no interior do último quilómetro, foi influenciado por uma queda a pouco mais de cinco quilómetros do fim, que lançou vários ciclistas ao chão, incluindo o britânico Adam Yates (UAE Emirates), e 'cortou' o pelotão, ainda antes da 'proteção' de tempo dos 3.000 metros finais.

Na frente, a velocidade tomou conta e, sem a maior parte dos velocistas que poderiam tentar discutir a etapa, foi o superior posicionamento do esloveno a levar a melhor sobre Evenepoel.

Este duelo será constante na Volta a Itália, o objetivo principal dos dois ciclistas, assim como do português João Almeida (UAE Emirates), que não soube discutir a chegada mas acabou em 22.º, com o mesmo tempo do vencedor.

'Rogla' lidera a Volta à Catalunha com quatro segundos sobre Evenepoel, devido às bonificações, e seis sobre Schelling, com o resto do grupo da frente, Almeida incluído, a 10 segundos.

Sant Feliu de Guíxols serviu também para deixar já muitos candidatos em maus lençóis, por terem perdido tempo após o corte provocado pela queda, do britânico Geraint Thomas (INEOS), mais de um minuto atrás, ao seu colega de equipa colombiano Egan Bernal, mas também o equatoriano Richard Carapaz (EF Education-Easy Post) ou o neerlandês Wout Poels (Bahrain-Victorious), entre outros.

O outro português em prova, Ivo Oliveira (UAE Emirates), cortou a meta em 141.º depois de trabalhar em prol dos líderes da equipa.

Na terça-feira, o pelotão atravessa desde logo uma das mais míticas subidas da corrida, com 165,4 quilómetros iniciados em Mataró a caminho do alto em Vallter, de categoria especial.

Record
 
Volta à Catalunha: João Almeida salvou o dia em etapa de azares

VoltaCatalunhaimago1026234917h.jpg

A primeira das três chegadas em alta montanha em Vallter nos Pirenéus, alterou os planos de João Almeida (Emirates) devido a um furo na subida a 9 km da meta. Valeu a raça, o querer e a determinação do ciclista de A-Dos-Francos, que depois de trocar de bicicleta conseguiu recuperar e entrar no grupo da frente a 5 km do final e juntar-se a Roglic (Jumbo) e Evenepoel (Soudal) que impunham o ritmo.


Anulada a fuga de Esteban Chaves (Education) o ataque na entrada do ultimo quilómetro de Ciccone (Trek), Roglic e Evenepoel foi demasiado forte para João Almeida que descolou devido ao esforço despendido e obrigado a colocar o seu ritmo, para cortar a meta com mais 11 segundos que o trio da dianteira, onde Ciccone foi primeiro na meta, seguido do esloveno e do campeão do mundo, com Primoz Roglic a manter a liderança com a vantagem de 6 segundos para Remco Evenepoel e Giulio Ciccone que subiu para terceiro da geral.


Não foi uma jornada brilhante para João Almeida, mas deu para salvar o dia e manter aspirações em discutir os primeiros lugares, voltando a ser colocado hoje à prova numa chegada de 1.ª cat. em La Molina, onde a luta entre os galos pelo poleiro se vai manter em acesa, numa subida com 12,2 km que poderá clarificar posições.


Enquanto a estrada não apresentou dificuldades, a fuga de seis ciclistas foi dando cor à corrida e anulada a 6 km do final em plena subida, com Ivo Oliveira (Emirates) a cortar a meta no grupo dos mais atrasados.

A Bola
 
Evenepoel vence 3.ª etapa e João Almeida mantém 5.º lugar na Volta à Catalunha

img_920x518$2023_03_22_17_44_05_2110182.jpg


O ciclista belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) estreou-se a vencer como campeão do mundo, ao triunfar na terceira etapa da Volta à Catalunha, com João Almeida (UAE-Emirates) a manter a quinta posição.

Numa etapa muito dura, entre Olost e La Molina (180,6 quilómetros), com duas contagens de primeira categoria, uma das quais na aproximação à meta, e uma de categoria especial, Evenepoel impôs-se em 4:40.43 horas, para vencer pela primeira vez desde que se sagrou campeão mundial em setembro de 2022.

Graças a um ataque a 4,5 quilómetros da meta, Evenepoel desfez o grupo da frente, levando consigo apenas o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), líder da prova, que deixou para trás a cerca de 400 metros do final.

Roglic cortou a meta a dois segundos de Evenepoel, com o italiano Giulio Ciccone (Trek-Segafredo) a ser terceiro, a 13 segundos, liderando um grupo de nove ciclistas, no qual estava João Almeida, que voltou a ter de recuperar lugares.

Almeida estava no fundo do grupo da frente aquando do ataque de Evenepoel e ficou num primeiro corte, acabando por ter de, mais uma vez, recuperar vários lugares.

Na geral, Roglic manteve a liderança, agora com o mesmo tempo de Evenepoel, com Ciccone no terceiro posto, a 19 segundos, mantendo-se o espanhol Mikel Landa (Bahrain-Merida) em quarto, a 44 segundos, o mesmo tempo de Almeida.

Ivo Oliveira, o outro português da UAE-Emirates na Catalunha, terminou na 161.ª posição, a 25.47 minutos, ocupando o 153.º lugar do geral, a 49.02 do líder.

Na quinta-feira, corre-se a quarta etapa, entre Llívia e Sabadell, num percurso de 188,2 quilómetros, que tem a principal dificuldade quase no início, com uma contagem de primeira categoria, aos 25 quilómetros.

Record
 
João Almeida mantém-se em 5º na Volta à Catalunha no dia de Groves

img_920x518$2023_03_23_17_22_45_2110560.png

O australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) venceu esta quinta-feira a quarta etapa da Volta à Catalunha em bicicleta, enquanto o português João Almeida (UAE-Emirates) a chegar no pelotão e a manter o quinto posto na geral.

Groves, de 24 anos, completou os 188,2 quilómetros entre Llívia e Sabadell com o tempo de 04:19.37 horas, batendo ao sprint o francês Bryan Coquard (Cofidis) e o neozelandês Corbin Strong (Israel-Premier Tech), que foram segundo e terceiro, respetivamente.

Os favoritos chegaram integrados no pelotão, com o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) a manter a liderança da prova, com o mesmo tempo de Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) e Giulio Ciccone (Trek-Segafredo) no terceiro posto, a 19 segundos, mantendo-se o espanhol Mikel Landa (Bahrain-Merida) em quarto, a 44 segundos, o mesmo tempo de Almeida, que é quinto.

Ivo Oliveira, o outro português da UAE-Emirates na Catalunha, terminou a etapa de hoje no 12.º posto e está agora no 137.º na classificação geral, já a 49.02 minutos do líder.

Na sexta-feira, corre-se a quinta etapa, com uma ligação de 176,6 quilómetros entre Tortosa e Lo Port, que vai terminar com uma chegada em alto, numa categoria especial, ao Mirador del Portel.

Record
 
João Almeida sobe a terceiro na Volta à Catalunha

img_920x518$2023_03_24_15_58_36_2110961.jpg

Grande etapa de João Almeida na Volta à Catalunha. Depois de ter ficado para trás na subida final de 10 quilómetros, com Remco Evenepoel (Soudal) e Primoz Roglic (Jumbo) a atacarem, o ciclista português da Emirates foi recuperando terreno bem ao jeito que o caracteriza e depois de se juntar ao belga e ao esloveno, ainda tentou contra-atacar, acabando por cortar a meta em terceiro, a 12 segundos de Roglic, que voltou a superar Evenepoel (ficou a seis segundos).

Com este resultado, e com os atrasos de Mikel Landa (era 4.º) e de Giulio Ciccone (era 3.º), João Almeida subiu a terceiro na geral, ele que era quinto à partida para a tirada.

A duas etapas do fim da prova espanhol, o ciclista português está agora a 1.02 minutos de Roglic, que tem 10 segundos de vantagem para Evenepoel.

Record
 
Egan Bernal (Ineos) caiu na sexta etapa da Volta à Catalunha, ganha por Kaden Groves (Alpecin)

img_920x518$2023_03_26_03_38_55_2111624.png

Egan Bernal tarda em afastar os azares que o têm impedido de voltar a mostrar as suas qualidades, que já o levaram a vencer um Tour (2019) e um Giro (2021), além de outros bons resultados. O colombiano, de 26 anos, que em janeiro de 2022 sofreu um grave acidente durante um treino, depositava grandes esperanças na época de 2023, mas uma queda na Volta a San Juan e agora na Volta à Catalunha podem voltar a provocar novo revés na sua carreira. A Ineos informou que os primeiros exames médicos realizados ontem a Bernal não detetaram fraturas, mas não adiantou mais detalhes sobre outras eventuais lesões.

Quanto à etapa, a parte final foi até bastante agitada, quando Remco Evenepoel (Soudal) atacou, respondendo Primoz Roglic (Jumbo). Mas o duo viria a ser alcançado, para a vitória ser discutida ao sprint, a favor do australiano Kaden Groves (Alpecin).

A prova espanhola do World Tour termina hoje com o circuito de Montjuic, com seis passagens pela contagem de montanha de 2ª categoria. Não deverá haver surpresas de maior, para João Almeida (Emirates) repetir o 3º lugar de 2022. Mas entre Roglic e Remco há somente 10 segundos a separá-los e há bonificações...

Record
 
João Almeida acaba em 3.º lugar na Volta à Catalunha

img_920x518$2023_03_26_15_31_15_2111714.jpg

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) terminou este domingo na terceira posição a Volta à Catalunha, ganha pelo esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), que conclui as sete etapas com seis segundos de vantagem sobre o belga Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step).
Roglic, de 33 anos, liderou a competição desde o primeiro dia, fechando com o tempo final de 28:19.10 horas, menos seis segundos que Evenepoel, e menos dois minutos e 11 segundos do que o português.

Nos 136 quilómetros da etapa de hoje, disputada nas ruas de Barcelona e com seis subidas à colina de Montjuic, Roglic perdeu apenas quatro dos 10 segundos de vantagem que o separavam do belga à partida.

Evenepoel acabou por se impor no 'sprint' final, terminando com 2:59.24 horas, imediatamente à frente de Roglic, que conseguiu o seu primeiro triunfo na Volta à Catalunha, duas semanas depois de ter vencido o Tirreno-Adriático, prova na qual João Almeida foi segundo.

Hoje, Almeida foi 21.º na etapa, a 58 segundos do vencedor, enquanto Ivo Oliveira, também da UAE Emirates, cruzou a meta no 128.º posto, a 11.39 minutos do belga, fechando a competição na 130.ª posição, a 1:33.08 de Roglic.

"Foram sete dias difíceis, mas eu tive pernas, estou feliz por acrescentar o nome à lista de vencedores desta prova histórica", afirmou Roglic, que voltará a 'bater-se' com o belga, campeão do mundo de fundo, entre 06 e 28 de maio.

Remco Evenepoel, que venceu a classificação da montanha e da juventude, disse estar consciente de que "seria difícil vencer", mas acrescentou: "Foi uma boa batalha, estou feliz com a minha semana".

Record
 
Voltar
Topo