Ciclismo - Volta à Romandia 2021

benfas69

Avensat
Staff member
Administrador
Dennis vence prólogo da Volta à Romandia em domínio total da INEOS

img_920x518$2021_04_27_18_14_18_1843357.jpg

O australiano Rohan Dennis venceu esta terça-feira o prólogo da Volta à Romandia e tornou-se o primeiro líder da prova, num dia de domínio da INEOS, que colocou três ciclistas no pódio.

Antigo bicampeão do mundo da especialidade (2018 e 2019), Dennis cumpriu em 5.26 minutos os 4,05 quilómetros do crono em Oron, na Suíça, deixando a oito segundos dois colegas de equipa: o britânico Geraint Thomas e o australiano Richie Porte, vencedor da prova em 2017.

O francês Remi Cavagna (Deceuninck-QuickStep) foi o quarto e o primeiro ciclista fora da equipa britânica, que tinha o italiano Filippo Ganna, campeão do mundo, como um dos candidatos ao triunfo, mas que acabou apenas em nono, a 14 segundos do colega de equipa.

O português Rui Costa (UAE Emirates), que já conseguiu quatro pódios nesta prova, foi 18.º no prólogo, a 18 segundos, num dia em que o britânico Chris Froome (Israel-StartUp Nation), quatro vezes vencedor da Volta a França e que tem dois triunfos na Romandia, voltou a desiludir e foi apenas 130.º, a 51.

Nesta quarta-feira corre-se a primeira etapa, entre Aigle, sede da União Ciclista Internacional, e Martigny, num percurso de 168,1 quilómetros, com quatro passagens num circuito final e com nove contagens de montanha de terceira categoria.

Record
 
Peter Sagan vence primeira etapa da Volta à Romandia ao sprint

img_920x518$2021_04_28_17_17_51_1843704.jpg

O eslovaco Peter Sagan (Bora-hansgrohe) venceu esta quarta-feira ao sprint a primeira etapa da Volta à Romandia em bicicleta, com o australiano Rohan Dennis (INEOS), vencedor do prólogo, a segurar a liderança da geral individual.

Sagan, de 31 anos, cumpriu os 168,1 quilómetros entre Aigle e Martigny em 4:12.40 horas, batendo sobre a meta o italiano Sonny Colbrelli (Bahrain-Victorious), segundo, e o neozelandês Patrick Bevin (Israel Start-Up Nation), terceiro.

No sprint final, Sagan confirmou o favoritismo e, depois de Colbrelli sair na frente nos últimos metros, acabou por ser o mais rápido, somando o segundo triunfo da época, depois de uma etapa na Volta à Catalunha.

O antigo tricampeão mundial de fundo disparou para o quinto lugar da geral, que continua a ser liderada por Rohan Dennis, com nove segundos de vantagem sobre dois companheiros da INEOS: o britânico Geraint Thomas é segundo e o australiano Richie Porte é terceiro.

O português Rui Costa (UAE Emirates) foi esta quarta-feira 11.º classificado na etapa e, na geral, subiu um posto, para o 17.º, a 19 segundos do líder da prova suíça.

O ciclista luso acabou nos 10 primeiros da classificação final da corrida por seis vezes, mais do que qualquer outro corredor no pelotão, e tem como melhor resultado o segundo lugar de 2019, além de três terceiros lugares.

Nesta quinta-feira, a segunda de cinco etapas, além do prólogo desta terça-feira, liga La Neuveville a Saint-Imier em 165,7 quilómetros, numa tirada de perfil acidentado que contempla cinco contagens de montanha de segunda categoria, antes de uma outra de primeira já nos últimos 20 quilómetros.

Record
 
RUI COSTA SOBE A 12.º NA VOLTA À ROMANDIA

ruicosta.jpg

O italiano Sonny Colbrelli (Bahrain Victorious) venceu esta quinta-feira a segunda etapa da Volta à Romandia – em 4:21.42 horas nos 165,7 quilómetros entre La Neuveville e Saint-Imier -, com o português Rui Costa (UAE Emirates) a chegar em nono, com o mesmo tempo do vencedor.

A chegada no top-10 valeu ao português um salto de cinco posições na geral, do 17.º para o 12.º posto, mas com os mesmos 19 segundos de distância para o camisola amarela, o australiano Rohan Dennis (INEOS).

Na sexta-feira, a terceira decorre num circuito à volta de Estavayer, com a distância de 168,7 quilómetros.

A Bola
 
Marc Soler vence 3.ª etapa da Volta à Romandia e Rui Costa sobe a 10.º na geral

img_920x518$2021_04_30_18_00_47_1844454.jpg

O português Rui Costa (UAE Emirates) subiu esta sexta-feira ao 10.º lugar da geral individual da Volta à Romandia, ao acabar nesse lugar a terceira etapa, ganha pelo espanhol Marc Soler (Movistar), novo líder.

Após 168,7 quilómetros sob chuva forte, com partida e chegada em Estavayer, o espanhol foi o mais forte, após um ataque nos últimos quilómetros ter rendido frutos, chegando isolado, 22 segundos à frente de cerca de duas dezenas de ciclistas.

O dinamarquês Magnus Cort (Education First-Nippo) foi segundo, à frente do eslovaco Peter Sagan (BORA-hansgrohe), terceiro, com Rui Costa em 10.º, todos a 22 segundos do vencedor.

A tirada ficou marcada pela queda do antigo líder da geral, o australiano Rohan Dennis (INEOS), que ia na frente desde o prólogo mas esta sexta-feira cedeu, caindo para 23.º, a mais de um minuto do novo camisola amarela.

Soler lidera agora com 14 segundos para dois corredores da INEOS: o britânico Geraint Thomas é segundo e o australiano Richie Porte é terceiro. Também a 14, está o italiano Sonny Colbrelli (Bahrain Victorious), quarto.

Rui Costa subiu dois postos para 10.º e está agora a 24 segundos do líder, procurando um sétimo top 10 na classificação final da corrida, na qual tem como melhor resultado o segundo lugar de 2019, além de três terceiros lugares.

Neste sábado, a quarta e penúltima etapa liga Sion a Thyon em 161,3 quilómetros, terminando numa subida de categoria especial, já depois de outras duas primeiras categorias.

A partida da etapa rainha foi, de resto, antecipada em duas horas, uma vez que se preveem condições climatéricas muito adversas para a zona.

Record
 
Marc Woods assume liderança da Volta à Romandia



O ciclista canadiano Michael Woods (Israel Start-Up Nation) assumiu este sábado a liderança da Volta à Romandia, ao vencer a quarta e penúltima etapa da prova, marcada por duas subidas de primeira categoria e uma especial.

Woods percorreu os 161,3 quilómetros que ligaram Sion a Thyon em 4:58.35 horas e subiu 15 lugares na geral para roubar a liderança da prova ao espanhol Marc Soler (Movistar), que desceu ao quarto posto.

O português Rui Costa (UAE Emirates) foi 14.º na etapa, marcada por um desnível acumulado de 4.328 metros, a três minutos do vencedor, e desceu do 10.º para o 13.º lugar da geral, seguindo a 3.04 minutos de Woods, que soma o tempo total de 17:37.35 horas.

O britânico Geraint Thomas (INEOS) foi terceiro na tirada, apesar de ter protagonizado uma queda no sprint' final, e manteve o segundo lugar da geral, a 11 segundos de Woods.

O australiano Ben O'Connor (AG2R) foi segundo na etapa, marcada pelas más condições climatéricas, e saltou do 17.º para o terceiro lugar, a 21 segundos do líder.

A Volta à Romandia termina no domingo, com um contrarrelógio individual de 16,2 quilómetros, em Friburgo, na Alemanha.

Record
 
Geraint Thomas vence Volta à Romandia

img_920x518$2021_05_02_16_34_43_1845255.jpg

O britânico Geraint Thomas (INEOS) venceu hoje a Volta à Romandia, após o contrarrelógio disputado em Friburgo, na Suíça, prova na qual o português Rui Costa (UAE-Emirates) concluiu na 13.ª posição.

Thomas, que partia para a quinta e última etapa na segunda posição, com 11 segundos de desvantagem para o líder, o canadiano Michael Woods (Israel Start-Up Nation), concluiu a prova com 28 sobre o australiano Richie Porte, seu companheiro de equipa, segundo da geral.

O francês Remo Cavagna (Deceunick) venceu a tirada, concluindo os 16,19 quilómetros do contrarrelógio em 21.54 minutos, a uma média de 44,35 km/hora, com seis segundos sobre o suíço Stefan Bissegger (EF Education -- Nippo) e 17 em relação a Geraint Thomas, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O português Rui Costa manteve a 13.ª posição da geral, a 4.01 minutos de Geraint Thomas, que totalizou 17:59.57 horas, depois de ter concluído o contrarrelógio no 43.º lugar, a 1.25 minutos do vencedor.

Record
 
Voltar
Topo