Ciclismo - Volta à Suíça 2021

benfas69

Avensat
Staff member
Administrador
Stefan Küng vence crono e é o primeiro líder da Volta à Suíça

img_920x518$2021_06_06_17_04_47_1859695.jpg


O suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ) venceu este domingo o contrarrelógio que deu início à Volta à Suíça em bicicleta, aproveitando o exercício individual em Frauenfeld para assumir a liderança da geral individual.

Küng, um dos grandes especialistas da atualidade no crono, cumpriu os 10,9 quilómetros com partida e chegada em Frauenfeld em 12 minutos, batendo por quatro segundos o compatriota Stefan Bissegger (Education First-Nippo), segundo, e por 12 o italiano Mattia Cattaneo (Deceuninck-QuickStep), terceiro.

O tetracampeão suíço de contrarrelógio prossegue o bom ano de 2021, somando a segunda vitória da temporada, depois de ter vencido o crono da Volta à Comunidade Valenciana, o que lhe valeu o triunfo final à frente do português Nelson Oliveira (Movistar).

Por outro lado, Küng deixa para trás a desilusão em Friburgo, no final da Volta à Romandia, em que foi apenas 15.º, aproveitando para liderar a sua Volta, onde já venceu uma etapa em 2018.

O único português em prova, Rui Costa (UAE Emirates), vencedor da Suíça por três vezes, esteve este sábado aquém das expectativas ao ser 74.º, a 59 segundos do vencedor.

Record
 
Mathieu van der Poel vence segunda etapa da Volta à Suíça, Küng segue líder

img_920x518$2021_06_07_17_17_34_1860143.jpg


O holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) venceu esta segunda-feira a segunda etapa da Volta à Suíça, na chegada a Lachen, com o suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ) a segurar a liderança da geral individual.

Van Der Poel, de 26 anos, cumpriu os 178 quilómetros entre Neuhausen am Rheinfall e Lachen em 4:12.30 horas, um segundo mais rápido do que o alemão Maximilian Schachmann (BORA-hansgrohe), segundo, e três para o compatriota Wout Poels (Bahrain-Victorious), terceiro.

Alaphilippe, campeão do mundo de fundo, esteve interventivo nos últimos quilómetros e, embora tenha ficado arredado da luta pela vitória na etapa, entrou no oitavo lugar, a três segundos, e quase subiu à liderança da geral.

O francês igualou o tempo do suíço Küng, que lidera após vencer o crono inaugural, e passou para segundo, com menos de um segundo de vantagem. Schachmann é terceiro, a dois segundos.

O único português em prova, Rui Costa (UAE Emirates), foi 56.º na etapa, cortando a meta a 2.03 minutos do vencedor, e subiu para o 57.º posto da geral, agora a 2.40 do líder, numa corrida que já venceu por três vezes.

record
 
Mathieu van der Poel bisa na Volta à Suíça e é o novo líder

img_920x518$2021_06_08_18_23_02_1860537.jpg


O holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) somou esta terça-feira a segunda vitória seguida na Volta à Suíça em bicicleta, ao ganhar a terceira etapa, e assumiu a liderança da geral individual.

Com uma arrancada a 150 metros da chegada 'empinada' a Pfaffnau, ao cabo de 185 quilómetros iniciados em Lachen, o tetracampeão mundial de ciclocrosse voltou a mostrar que é um dos mais fortes ciclistas da atualidade, chegando ao fim de 4:24.26 horas.

O 'sprint' do holandês de 25 anos relegou dois franceses para os lugares menores do pódio, com Christophe Laporte (Cofidis) no segundo lugar e Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) no terceiro.

Ao bater o campeão do mundo e bonificar, conseguiu ultrapassá-lo na geral, liderando agora com um segundo de vantagem para o homem da Deceuninck-QuickStep, enquanto o antigo líder, o suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ), é agora terceiro a quatro segundos.

Rui Costa (UAE Emirates), único português em prova, cortou a meta no 67.º lugar e segue agora em 147.º na geral individual.

Na quarta-feira, a quarta etapa liga St. Urban a Gstaad ao cabo de 171 quilómetros, incluindo uma subida de segunda categoria a 10.000 metros da meta.

Record
 
Stefan Bissegger vence etapa na Volta à Suíça

img_920x518$2021_06_09_17_53_19_1860839.jpg


O ciclista suíço Stefan Bisseger (Education First-Nippo) venceu esta quarta-feira a quarta etapa da Volta à Suíça, com o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) a manter a liderança da classificação geral.

Na etapa que ligou St. Urban a Gstaad, numa distância de 171 quilómetros, o jovem ciclista suíço esteve na fuga juntamente com o francês Benjamin Thomas (Groupama) e o norte-americano Joey Rosskopf (Rally Cycling), tendo-se superiorizado no sprint final, com o tempo de 03:46:21 horas.

A classificação geral não sofreu alterações, com Mathieu van der Poel a manter a liderança da prova, com um segundo de vantagem sobre o francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep).

Rui Costa (UAE Emirates), único português em prova, cortou a meta no 39.º lugar e segue agora em 42.º na geral individual.

A etapa ficou também marcada pelo abandono do conjunto da Wanty, depois de ter sido detetado um caso positivo ao novo coronavírus na equipa.

A quinta etapa vai ligar Gstaad a Leukerbad, numa distância de 172 quilómetros, com quatro contagens de montanha.

Record
 
Carapaz vence sexta etapa e assume liderança da Volta à Suíça

img_920x518$2021_06_10_17_41_48_1861356.jpg


O equatoriano Richard Carapaz (INEOS) venceu esta quinta-feira a quinta etapa da Volta à Suíça no alto de Leukerbad e assumiu a liderança da classificação geral, que estava na posse do holandês Mathieu Van der Poel (Alpecin-Fenix).

Carapaz foi o mais forte da quinta etapa, que ligou Gstaad ao alto de Leukerbad, ao longo de 172 quilómetros, terminado com o tempo de 04:01:52 horas, batendo o dinamarquês Jacob Fuglsang (Astana), que chegou à meta com o mesmo tempo do vencedor.

O ciclista da INEOS assumiu também a liderança da geral, com 26 segundos de avanço sobre Fuglsang e 38 segundos para o alemão Maximilian Schachmann (Bora-hansgrohe).

Rui Costa (UAE Emirates), único português em prova, cortou a meta no 15.º lugar e segue agora em 22.º na geral individual.

A sexta etapa vai ligar Andermatt a Disentis Sedrun, ao longo de 162 quilómetros, com três contagens de montanha de primeira categoria e novo final em alto.

Record
 
Rui Costa perde vitória na Volta à Suíça devido a sprint irregular na etapa 6

ruicostakron.jpg


O português Rui Costa foi o primeiro a cruzar a meta na etapa 6 da Volta à Suíça, mas acabou por ser relegado para a segunda posição devido a sprint irregular. Em causa esteve a trajetória do português no ataque final a Disentis Sedrun, o qual os comissários consideraram ter sido irregular e ter prejudicado o dinamarquês Andreas Kron. Desta forma, o português da UAE Emirates acabou em segundo na etapa, à frente de Hermann Pernsteiner, o terceiro.

Com este resultado, Rui Costa entra no top-10, precisamente para o décimo posto, a 3.33 minutos de Richard Carapaz, que continua a liderar com 26 segundos para Jakob Fuglsang.

Record
 
Rigoberto Uran vence 7.ª etapa

img_920x518$2021_06_12_19_21_58_1862530.jpg


O colombiano Rigoberto Uran (Ef Education-Nippo) venceu este sábado a sétima etapa da Volta à Suíça em bicicleta, um contrarrelógio de 23,2 quilómetros no qual o português Rui Costa (UAE Emirates) foi oitavo.

Apesar da vitória, Uran, que gastou 36.02 minutos, não conseguiu anular a desvantagem que tinha para o equatoriano Richard Carapaz (Ineos), líder da prova e que, com o quarto lugar, a 54 segundos do vencedor da tirada, manteve a liderança, agora apenas com 17 segundos de vantagem para o corredor colombiano.

Rui Costa cumpriu o contrarrelógio com mais um minuto do que Uran, tendo subido uma posição na classificação geral, na qual ocupa agora o nono lugar, a 3.43 do líder.

No domingo, cumpre-se a oitava e última etapa da prova, com início e meta em Andermatt, na distância de 160 quilómetros.

Record
 
RUI COSTA TERMINA A VOLTA À SUÍÇA NO SÉTIMO LUGAR

ruicostacampeaoDR.jpg


Terminou este domingo a Volta à Suíça, com Rui Costa (UAE Emirates) a terminar no sétimo lugar da classificação geral. Resultado alcançado após terminar a oitava e última etapa (conquistada por Gino Mader) na sexta posição.

Recorde-se que o ciclista português chegou a vencer a sexta etapa, mas foi penalizado pela organização devido a um sprint ilegal.

No que toca à classificação geral, Richard Carapaz (INEOS) levou o triunfo, ultrapassando a concorrência de Rigoberto Urán (Education-Nippo) que ficou a seis segundos do topo da classificação.

A Bola
 
Voltar
Topo